Nesse sábado (20/5), a área de lazer da Pousada Paraíso Tarumã, esteve, novamente, lotada de pessoas de todas as idades para assistirem e “brincar de boi” com o #Toadas e convidados.
Os destaques dessa edição foram o levantador de toadas do Caprichoso, Patrick Araújo, e o apresentador do Garantido, Israel Paulain. Ambos prestaram tributo a Arlindo Júnior (1968-2019), artista manauara que defendeu as cores do Caprichoso (azul e branco), como levantador de toadas e apresentador.
Também participaram da homenagem o cantor Arlindo Neto, filho de Arlindo Júnior, e Mara Lima, beck vocal que atua no Caprichoso.
As gravações e transmissão ao vivo dos shows de toadas ocorrem aos sábados, entre as 13h e 17h, por iniciativa da plataforma Brasil Norte Comunicação (BNC), para divulgar o Festival Folclórico de Parintins, cujos protagonistas são os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.
O festival, criado em 1965, era realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho, mas, desde 2005, acontece na última semana do mesmo mês.
Neste ano, o festival começa no dia 30 e se encerra em 2 de julho.
O diretor-presidente do BNC, jornalista Neuton Corrêa, disse que o #Toadas está com o seu público definido e fidelizado:
“São famílias que têm alguma experiência afetiva com o festival parintinense ou que querem tê-la. É uma festa para a família toda: das crianças às pessoas da terceira idade”.
As primeiras lives, há sete anos, partiram de um palco improvisado no quintal da casa da família do jornalista, na Cidade Nova (rua Pintassilgo), com cantores e músicos que atuam no Caprichoso e no Garantido.
Quem criou a banda #Toadas foi o violonista Neil Armstrong, vice-diretor da Orquestra de Violões do Amazonas (Ovam) e diretor musical do Caprichoso.
Espetáculos
Com experiência acumulada, Neuton e sua equipe montaram uma estrutura para shows em espaços abertos e para as redes sociais.
A Pousada Paraíso possui uma área de lazer com piscina para crianças, restaurante de culinária amazônica, serviço de bar e um palco que coloca os espectadores de gente para as águas negras e floresta do Igarapé do Tarumã.
Assim, o público presencial pode ficar perto da natureza e interagir com os artistas convidados, músicos, dançarinos e dançarinas.
Com equipamentos atualizados – grua, câmeras e drones – as transmissões conquistaram internautas no Brasil e em vários países.
Os shows são supervisionados por Neuton Corrêa, que também é apresentador de palco, ao lado do humorista Juliano Santana, o Petro Velho, e do maestro Armstrong.
O palco das lives é dividido entre artistas do Capricho e do Garantido, com tempos iguais, assim como determina a regra comum da rivalidade entre os protagonistas do festival parintinenses.
Patrick
Quando Patrick Araújo subiu no palco, a galera azul e branca, vestida a caráter, explodiu de alegria e cantou com ele toadas antológicas e do repertório prevista para a arena do bumbódromo, neste ano.
O boi de pano se exibiu no palco e depois desceu para ser beijado e fotografados pelos fãs.
Paulain
Israel Paulain respondeu ao entusiasmo da galera vermelha e branca com a contagem de um a três, a senha para a entrada da Batucada e o comando de interação com a galera: “Mas quem é Garantido levante o braço?”, provoca o apresentador, enquanto a galera responde uníssona: “Eu sou, eu sou!”, responde a plateia.
Lá pelo meio do show, duas crianças subiram no palco, de improviso, e dançaram sob o afeto de Israel Paulain e o entusiasmo dos pais.
Um dos grandes momentos da apresentação de Paulain foi quando dividiu o palco com o amo do Garantido, João Paulo Faria. O sobrinho do eterno apresentador Paulo Faria versou provocando a galera do Caprichoso e agitou o show.
Ao fim do verso, ele e Israel foram brincar com a galera.
Encanto
O que se vê e se vive no #Toadas é um retrato do poder de encanto que causam os bois-bumbás Caprichoso e Garantido dentro e fora do bumbódromo.
Não é à toa que ao menos 50 mil pessoas se deslocam de Manaus e outras cidades do País para assistir aos espetáculos dos dois bois de pano em Parintins, uma ilha fluvial 5.952 quilômetros quadrados.
E o acesso à ilha, que abriga uma cidade com, aproximadamente, 100 mil habitantes só é possível por avião ou pelo rio Amazonas, de barco, lancha e navio.
Mas, essa mobilização humana ruma à festa dos bois-bumbás pode ter uma explicação razoável: o encontro marcado com alguns dias de alegria e felicidade.
Quem poetizou esse momento foi o compositor e músico Fred Góes:
Eu brinco boi como brinca uma criança
Papel de seda na ponta da lança
No coração o encarnado e o verde da esperança
Desta selva imensa!
Flores de papel crepom na copa do chapéu
Moça bonita, boi de veludo, lua no céu
Dança das cores do meu boi-bumbá!
É encarnado e branco, é encarnado!
É encarnado e branco, é encarnado!
Dança das cores do meu boi-bumbá
E também Carlos Paulain, compositor do boi-bumbá Caprichoso, com a toada Ninguém gosta mais desse boi do que eu.
Minha vida soa com a marujada
Sou o suor que balança esse povo
No mês de junho tocando tambor
Batendo palminhas renasço de novo
Ninguém gosta mais desse boi do que eu
Ninguém gosta mais desse boi do que eu
Ninguém gosta mais desse boi do que eu
Ninguém gosta mais desse boi do que eu
Ninguém gosta mais desse boi do que eu
Das minhas cores meu canto é franco
O azul do céu e o branco é o encanto
E o meu boi Caprichoso bailando de novo
Renasce com ele encantando meu povo
Fonte: bnc