“Quando uma mulher assume posições de chefia, toda a sociedade avança”. Assim a pré-candidata à vereadora de Manaus, Carol Braz (MDB), definiu o sentimento após visita à Amera, indústria amazonense que tem se destacado ao reutilizar pneus descartados na fabricação de pisos de borracha e em projetos de inclusão social. A empresa é dirigida por uma liderança feminina, a CEO Sueli Cossuol.
Na visita, a pré-candidata conheceu o processo de reutilização de resíduos sólidos na confecção dos pisos à base de borracha e o programas de responsabilidade social da empresa, que utiliza a mão de obra de pessoas em ressocialização.
“A participação feminina na política e na sociedade de forma geral, em processos decisórios, incrementa a democracia, pois possibilita novas visões, que antes não eram abordadas”, defendeu Carol. “Quando a gente visita locais em que mulheres estão à frente, tomando decisões, a gente percebe um ambiente de trabalho mais leve, mais comunicativo, até respeitoso, e um ambiente de trabalho mais preocupado com questões sociais e com a qualidade do ambiente de trabalho”, disse ainda.
De acordo com a CEO da Amera, Sueli Cossuol, apenas 3% das empresas brasileiras são lideradas por executivas mulheres. “É um desafio, ainda mais que a gente está falando de indústria, que é um mercado dominado por homens. Os desafios não são poucos, mas a agente, enquanto mulher, precisa estar sempre desmitificando paradigmas no meio que a gente vive”, declarou Sueli, que destacou a presença de Carol Braz.
“É um prazer ter oportunidade de receber na Amera uma pessoa que também é referência pra mim, uma mulher tão especial e que muda a realidade de milhares de outras mulheres”, declarou.
Posicionamento
Ex-juíza e defensora pública, Carol Braz tem se posicionado em defesa do protagonismo e emporadamento feminino na sociedade. Nesta segunda, ela ainda participou de uma roda de conversas do projeto “Jornada da Mulher na Indústria”, que leva a discussão sobre direitos da mulher ao mercado de trabalho em Manaus.
Carol foi uma das idealizadoras do projeto, na condição de coordenadora do Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM). Atualmente, a defensora pública está licenciada para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal de Manaus, e participou do projeto enquanto representante do grupo Mulheres do Brasil.