MANAUS – A Tropos Amazônia, com sede em Manaus (AM) e com foco em desenvolvimento de soluções tecnológicas para a região amazônica, obteve o credenciamento junto ao Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA), órgão ligado à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), responsável pelo credenciamento de Instituições, Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), incubadoras, aceleradoras e execução de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
“Para a Tropos Amazônia, esse credenciamento representa um marco estratégico que nos reconhece institucionalmente e amplia as possibilidades de atuação da empresa no cenário regional e nacional de inovação. Ao mesmo tempo, reforça o protagonismo da Amazônia no ecossistema tecnológico brasileiro. Em breve, teremos novidades para impulsionar ainda mais o ecossistema amazônico de inovação”, declara o Diretor da Tropos Amazônia, Daniel Goettenauer.
Com o credenciamento aprovado no último dia 6 de novembro, durante a 80a. Reunião do CAPDA, a Tropos Amazônia fica habilitada para participar de convênios, captar recursos via programas prioritários da Lei de Informática e atuar em projetos de PD&I na região — elementos fundamentais para acelerar sua atuação em tecnologia, digitalização e inovação na Amazônia.
Todas as normativas a serem seguidas são definidas pelo próprio CAPDA, que é o órgão que define critérios, credencia ou descredencia Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), incubadoras e aceleradoras na área de atuação da Suframa — englobando os estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.
Sobre a Tropos Amazônia
A Tropos Amazônia é uma aceleradora de negócios voltada para a região amazônica, lançada em 2024 pela TroposLab, que já atua há cerca de 12 anos em nível nacional.
Tem como proposta herdar metodologias e competências que vêm impactando o Brasil para então direcioná-las especificamente ao impulsionamento dos bionegócios na Amazônia. Tendo a educação empreendedora como base, objetiva fortalecer o ecossistema amazônico de inovação, a partir das novas tecnologias, negócios e pessoas que poderão transformar a região amazônica.
Atua desde a pré-aceleração até a pós-aceleração para negócios em estágio inicial ou que queiram escalar. Oferece também mentorias, formação e fortalecimento de startups com foco em impacto regional e potencial nacional ou global.
Saiba mais no site da Tropos Amazônia: https://troposamazonia.com/




