Músicas, paródias e textos divertidos com perguntas e respostas de língua portuguesa e matemática marcaram o último dia do “Viradão Saeb”, que contou com a participação de aproximadamente 500 alunos do 9º ano do ensino fundamental de 14 escolas da Prefeitura de Manaus. O aulão aconteceu nesta quinta-feira, 5/10, de forma presencial no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na avenida Maceió, Parque 10, zona Sul, e com transmissão ao vivo para mais de 13 mil estudantes, que acompanharam na própria unidade de ensino.
O “Viradão Saeb” é uma aula-show, que faz parte do programa “Educa+Manaus” com foco nos descritores da matriz de referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), na qual busca promover a excelência no processo de ensino aprendizagem. O Saeb é uma avaliação nacional que mede a educação básica e que deve acontecer no fim do mês de outubro ou início de novembro.
Esta é a 2ª edição do “Viradão”, que conforme o subsecretário de Gestão Educacional da Semed, Júnior Mar, ainda este mês terá mais um aulão. “A Semed realiza mais um dia de viradão hoje com os alunos do 9º ano. Ainda este mês teremos nosso último aulão que tem dado muito certo, os estudantes demonstram interesse. Dessa forma eles compreendem muito mais as questões e estão preparados para a avaliação do Saeb e nós cumprimos com a missão dada pelo prefeito David Almeida e a secretária, Dulce Almeida, em oferecer uma educação de qualidade para os nossos alunos”, disse o subsecretário.
As aulas são ministradas pelos professores da Semed, que gravam conteúdo para o 6º tempo, que é mais ação do “Educa+Manaus”. “Nós estamos aqui para reforçar tudo aquilo que os alunos já aprenderam dentro da sala de aula, com o 6º tempo e com as professoras. Realizamos novas dinâmicas, com textos interessantes. Dessa forma pretendemos contribuir de maneira bem lúdica com os conteúdos que estarão na avaliação do Saeb”, disse a professora de língua portuguesa, Danielle Nunes.
Em matemática, os alunos também se divertiram e responderam todas as questões. “Os alunos responderam questões sobre volume, aprenderam a calcular com dízima periódica e ainda trabalhamos vários descritores e que agora não terão mais dúvidas. Eu tenho certeza de que todos estão preparados para o Saeb”, afirmou o professor de matemática, César Coelho Rocha, conhecido pelos alunos como professor “Check It Out”.
“Essa aula de matemática foi maravilhosa. Eu nunca tive muita dificuldade nessa disciplina, mas essas atividades melhoram ainda mais o meu conhecimento”, comentou o aluno, Donny Eduardo Carmosa, 15 anos, da escola municipal Francisca Pereira de Araújo, no conjunto Flores, zona Sul da cidade.
— — —
Texto – Érica Marinho/ Semed