A Prefeitura de Manaus leva a Unidade Básica de Saúde da Mulher para atender a população feminina que reside no conjunto Manauara 2 e em comunidades próximas, a partir desta segunda, 2/10. A previsão é de que a estrutura móvel permaneça na rua Dorgival Azarias de Albuquerque, no bairro Santa Etelvina, até o dia 27/10.
As outras duas unidades móveis gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) permanecem ofertando assistência à saúde feminina nos mesmos locais de atendimento anteriores. Na zona Leste, a estrutura está montada na rua Vitória-Régia, no bairro Grande Vitória. A oferta de serviços segue até o dia 6/10, quando um novo ponto de atendimento será definido.
Na zona Oeste, as usuárias podem buscar os serviços de saúde da estrutura móvel que está instalada na rua Riacho Fundo, próximo à escola municipal de Educação Infantil Antônia Medeiros da Silva, no bairro Tarumã.
O atendimento das unidades acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que a integração das Unidades Móveis de Saúde da Mulher foi um passo significativo para promover mais qualidade de vida a este segmento da população.
“Essas três unidades representam a chegada da saúde em vazios assistenciais e reforça nosso comprometimento na prevenção de doenças preveníveis, que representam prejuízo a vida das mulheres. Em breve, iremos colher bons resultados dessa iniciativa”, pontua.
Além de consultas médicas e de enfermagem, as unidades ofertam coleta de exame preventivo do câncer do colo do útero, mamografia, ultrassonografia, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), planejamento reprodutivo e dispensação de medicamentos.
——
Texto – Divulgação / Semsa