A zona Sul de Manaus ganhará um novo espaço de lazer. Nesta quinta-feira, 14/8, o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, assinou, ao lado de crianças da comunidade, em ato simbólico, a ordem de serviço que autoriza a reforma da praça e do campo Jardim Petrópolis. O prazo para a entrega é de até 180 dias.
Durante a ação, Renato Junior destacou a importância do investimento visando o desenvolvimento das futuras gerações. “Hoje, o prefeito é o David Almeida, e o vice é o Renato Junior, mas amanhã pode ser um de vocês. Quero que, quando estiverem brincando neste campo, nesta quadra, no playground, entendam que isso aqui foi tudo feito para vocês aproveitarem, brincarem e criarem memórias”, afirmou o secretário.
A obra é fruto de uma emenda parlamentar do vereador Roberto Sabino e contará com investimento de R$ 2,9 milhões. Desse valor, R$ 1,9 milhão é oriundo da emenda do parlamentar e o restante corresponde à ampliação do projeto original, que passou a contemplar também permissionários da área e novas demandas da população.
“Esta praça faz parte da minha história e da história de muitas famílias do Petrópolis. Foram anos de espera por um olhar atento do poder público e, hoje, essa realidade começa a mudar. Essa obra não é só resultado de uma emenda, mas de um compromisso que a gente assumiu com o nosso povo: de devolver dignidade, lazer, oportunidade e pertencimento para quem sempre cuidou deste espaço, mesmo no abandono”, destacou o vereador Roberto Sabino.
Com estimativa inicial de seis meses para conclusão da obra, a reforma deve ser entregue antes do prazo, conforme o vice-prefeito. “A determinação do prefeito David Almeida é que a gente entregue logo. É isso que vamos fazer”, assegurou Renato Junior.
O projeto contempla a reforma completa do campo de futebol, com drenagem e arquibancada renovada; a instalação de playground, academia ao ar livre e ciclovia recreativa; a recuperação das calçadas e a recomposição da grama nas áreas danificadas. Também está prevista a criação de 30 quiosques padronizados para comerciantes locais, além da construção de um espaço coberto para aulas de zumba e convivência comunitária. O pacote inclui ainda a revitalização do distrito de obras da Seminf, localizado ao lado da praça.
Durante a solenidade, o vice-prefeito reforçou que a reforma da praça vai além da entrega de obras físicas. A iniciativa também representa o fortalecimento da convivência comunitária e a geração de oportunidades de renda. “Aqui não se trata só de playground ou calçada nova. É sobre garantir que os permissionários possam trabalhar com dignidade, com segurança alimentar, com procedência. Isso se conecta com o que estamos fazendo no centro de Manaus e em outras regiões. A cidade precisa funcionar para quem vive nela”, afirmou o vice-prefeito.
Aprovação
A comunidade acompanhou o anúncio com entusiasmo. “Há mais de 20 anos, nenhuma gestão pública olhou para o Jardim Petrópolis como estão olhando para a gente. Hoje, nós, permissionários, desportistas, crianças, as famílias em geral do bairro Petrópolis, nos sentimos ouvidos pela primeira vez, e seguimos acreditando nessa gestão humanizada que gera emprego, fomento e renda. Estamos extremamente gratos”, comentou o profissional de marketing Renato Castro, 49 anos.
A cuidadora de idosos Juliana Silva, 27 anos, também celebrou o anúncio. “Agradecemos muito à Prefeitura de Manaus por trazer essas melhorias aqui para nossa praça do Jardim Petrópolis e adjacências. Vai melhorar muito para nossas crianças praticarem esportes, brincarem e para as pessoas que vendem lanches também”, disse.
O titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Joel Silva, ressaltou o impacto da obra na valorização do esporte comunitário. “O bairro Petrópolis ganha um presente, porque tem um prefeito que está dignificando o esporte dentro das comunidades. Aqui, chega um pacote de obras que será executado pelo prefeito David Almeida, que tem uma aliança com o povo, com a comunidade”, afirmou Joel.
Outros anúncios
Além da reforma do complexo, Renato anunciou que a Prefeitura de Manaus vai iniciar, ainda no próximo mês, outras ações integradas no bairro Petrópolis, como operação tapa-buracos, varrição, poda de árvores e serviços de zeladoria urbana. Todas as etapas serão articuladas junto às lideranças comunitárias, representadas pelo vereador Roberto Sabino. “Nesse momento, todas as lideranças estão unidas, porque esta obra é maior do que qualquer disputa política. É sobre a necessidade das pessoas”, finalizou o vice-prefeito.
A assinatura da ordem de serviço marca mais um passo da gestão municipal no compromisso de requalificar espaços públicos em todas as zonas da cidade. Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Manaus já revitalizou 31 estruturas esportivas e de lazer, dentro de bairros e comunidades, reafirmando a visão de cidade inclusiva, participativa e viva.
Texto – Alessandra Taveira/Vice-Prefeito e Valesca Martins/Seminf
Foto – Carlos Oliveira/Vice-Prefeito e Márcio Melo/Seminf