A Unidos do Viradouro conquistou o título de campeã do Carnaval 2024 do Rio de Janeiro. A apuração aconteceu na tarde desta quarta-feira (14) na Cidade do Samba, na capital fluminense. A escola foi a última a se apresentar no desfile do Grupo Especial, na madrugada de terça-feira (13), e encantou o público com seu enredo.
O enredo da Unidos do Viradouro foi inspirado nas crenças voduns, nome dado às divindades ou forças invisíveis do mundo espiritual do povos africanos que viveram na Costa da Mina, região que engloba Gana, Togo, Benim e Nigéria. O enredo recebeu o nome de “Arroboboi, Dangbé!”, em alusão à serpente sagrada que engole a própria cauda para trazer equilíbrio.
A vitória da Unidos do Viradouro foi resultado da avaliação de nove quesitos. Os jurados analisaram alegorias e adereços, bateria, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, enredo, harmonia, samba-enredo e fantasias. A escola se destacou em todos esses aspectos, mostrando a dedicação e o talento de seus integrantes.
Um dos quesitos avaliados foi o das alegorias e adereços, no qual a Unidos do Viradouro se sobressaiu. As carroças e esculturas utilizadas pela escola eram verdadeiras obras de arte, com detalhes e acabamentos impecáveis. O tema das crenças voduns foi representado de forma grandiosa e impactante, transportando o público para o universo espiritual africano.
A bateria da Unidos do Viradouro também foi um dos pontos fortes da escola. Os ritmistas tocaram com maestria, demonstrando entrosamento e energia durante todo o desfile. Os sambistas, vestidos com trajes típicos, dançaram ao som dos tambores, contagiando a todos com o seu gingado.
Outro quesito que contribuiu para a vitória da Unidos do Viradouro foi a dupla de mestre-sala e porta-bandeira. Com passos precisos e harmoniosos, eles conduziram a bandeira da escola de forma impecável, representando a tradição e o amor pela agremiação. A coreografia elaborada e os trajes luxuosos também chamaram a atenção dos jurados e do público.
A comissão de frente da Unidos do Viradouro foi responsável por encantar o público logo no início do desfile. Com uma apresentação coreografada e instigante, os bailarinos representaram os voduns de forma surpreendente, mesclando elementos tradicionais e contemporâneos. A performance cativou a plateia e transmitiu a mensagem do enredo de maneira emocionante.
AM POST