A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apreendeu cerca de 150 quilos de alimentos em condições irregulares durante o “Mutirão no Bairro”, iniciativa que reuniu diversos órgãos da Prefeitura de Manaus, e levou ações de infraestrutura, limpeza urbana, mobilidade, ordenamento e assistência social ao Centro da cidade, nesta segunda-feira, 4/8.
“A Visa Manaus, atendendo à determinação do prefeito David Almeida, aderiu a esse grande esforço de ordenamento do Centro. Levamos nossa contribuição para fortalecer a saúde, a segurança e o bem-estar dos frequentadores dessa região histórica, que costuma ser um cartão de visitas para quem chega a Manaus”, afirmou a diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão Coelho.
A Vigilância municipal mobilizou uma equipe envolvendo 14 fiscais da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), quatro motoristas e o gerente da Gevali, Ricardo Celestino. Eles inspecionaram três estabelecimentos com suspeita de abrigar produtos em condições precárias de armazenamento.
“Apreendemos aproximadamente 150 quilos de alimentos em diferentes situações de irregularidade, como data de validade expirada, embalagem avariada e armazenamento inadequado. Os produtos encontrados abrangeram desde pacotes de composto lácteo, garrafas de leite de coco, pacotes de torrada a fatias de queijo e salame. Um dos locais também foi autuado por armazenar e vender gelo sem procedência”, explica Celestino.
Após a autuação, o estabelecimento onde o gelo foi encontrado foi interditado e irá responder a Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 145,37, sem prejuízo de outras sanções.
Serviço
A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 (atendimento das 8h às 13h), ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com (em qualquer horário).
Texto – Renildo Rodrigues/Semsa
Foto – Divulgação/Semsa