Laboratório renova seu modelo de negócios e consolida a curadoria como pilar estratégico.
Em sua sexta edição, o Vitrine Lab, laboratório de distribuição cinematográfica do Grupo Vitrine Filmes, oferecerá 100 vagas gratuitas para profissionais e estudantes de todo o país. A relevância de uma trajetória de cinco anos que já impactou mais de 500 profissionais da indústria foi reforçada com a chegada e reconhecimento de novos parceiros, através de um modelo diversificado de financiamento, que engloba parcerias, apoio filantrópico e investimento direto.
O apoio do Projeto Paradiso, presente desde edições anteriores, soma-se agora ao Itaú Cultural; ao Canal Brasil; ao Marahu Lab, iniciativa da região Norte que reforça o compromisso de alcançar profissionais em todo o país; ao Festival Cinema Negro em Ação, realizado no Rio Grande do Sul — cujo projeto vencedor do laboratório (Sopapo LAB) receberá uma bolsa para participar do Vitrine Lab ; e à Omelete Company . Com o patrocínio da Sessão Vitrine Petrobras, o laboratório consolida a curadoria como pilar estratégico e ferramenta essencial para ampliar a circulação de filmes e fortalecer a conexão com diferentes audiências, dentro e fora das salas de cinema.
“As novas parcerias mostram que há espaço para ampliar a formação de profissionais, diversificar o mercado e fortalecer a circulação do cinema brasileiro, impulsionando nossa estratégia de expansão dos rumos da próxima edição.” – Letícia Friedrich, Diretora da Vitrine Filmes.
Completando as novidades, a executiva de conteúdo Paula Gastaud, assume a curadoria e coordenação do projeto na busca de estruturar um programa voltado a apresentar o que o Grupo Vitrine tem de melhor: seu sólido trabalho no lançamento comercial de cinema brasileiro, experiência em dialogar com públicos diversos, conectar com audiências e formar novos olhares através da curadoria.
“Este é um ano especial para a Vitrine Filmes, marcado por lançamentos de grande relevância no cinema independente. O recente êxito de público de O Último Azul e a estreia de O Agente Secreto no último trimestre reforçam a expectativa de que esta edição do Lab seja única, com muito material prático e experiências inéditas compartilhadas pela equipe responsável por estes lançamentos”, complementa Letícia.
O Vitrine Lab terá início no dia 13 de novembro e será realizado totalmente online ao longo de 10 encontros. O prazo final para candidaturas é dia 15 de outubro ou quando se atingir o número máximo de 400 inscrições.
O Vitrine Lab é um curso voltado à formação de estudantes e profissionais interessados em atuar na área de distribuição cinematográfica. Também é destinado a produtores, diretores, roteiristas e demais profissionais do audiovisual que desejam aprofundar seus conhecimentos em áreas correlatas à sua atuação principal.
Na busca de promover uma indústria mais plural e acessível para novos talentos, a seleção buscará equilíbrio ao priorizar a participação de pessoas negras, indígenas, trans, pessoas com deficiência, mães e pessoas residentes em regiões fora do eixo Rio-São Paulo.
O resultado da seleção será anunciado na última semana de outubro. As inscrições e o regulamento estão disponíveis através do site da Vitrine Filmes: https://www.vitrinefilmes.com.br/vitrinelab/
Programação
No dia 13 de novembro, celebrando os 15 anos da Vitrine Filmes, será realizada uma Masterclass aberta ao público com convidados especiais.
A programação contará com dois módulos teóricos, o primeiro focado na atuação executiva, “Curadoria e Estratégia de Negócios” e o segundo direcionado às práticas de lançamento “Lançamento em Salas de Cinema”. Serão dez encontros no total, ministrados por profissionais da equipe da Vitrine Filmes e convidados especiais.
Masterclass – Distribuição Inovadora (Aberta ao público)
Sessão 01 – Curadoria, Relevância e Audiência: Ferramentas chave para planejar estratégia de conteúdo
Sessão 02 – Da Sala de Cinema ao Streaming: Mapeando janelas e modelos de negócio de comercialização de conteúdo
Sessão 03 – Produção e Distribuição: A estratégia começa no roteiro
Sessão 04 – Ferramentas e negociações que transformam filmes em resultados comerciais
Sessão 05 – Planejamento estratégico de campanha
Sessão 06 – Programação: Desenho de circuito e parque exibidor brasileiro Sessão 07 – Marketing Cinematográfico: Planejamento e execução de lançamentos Sessão 08 – Estratégia de redes sociais e engajamento
Sessão 09 – Estratégia visual e design cinematográfico
Workshop na Expocine
Durante a Expocine, a maior convenção latino-americana da indústria do cinema e do audiovisual, no dia 2 de outubro, haverá uma prévia do Vitrine Lab com o workshop “Lançamento em Salas de Cinema – Como funciona o lançamento de um filme nos cinemas”, ministrado por Elaine Vegnaduzzi, Gerente de Programação da Vitrine Filmes.
A oficina ocorrerá entre 15h e 17h30, na Sala Exibidor, do Cine Marquise. Durante a sessão será apresentado um panorama atual do mercado cinematográfico brasileiro, explicando de
forma prática como se planeja a estreia de um filme nas salas. A credencial que dá possibilidade de entrada no workshop é a categoria FORUM e mais informações podem ser conferidas na página do Sympla.
Parceiros do Vitrine Lab 6a Edição
Patrocínio: Sessão Vitrine Petrobras
Apoio: Projeto Paradiso, Itaú Cultural, Canal Brasil, Marahu Lab
Apoio Institucional: 25 Expocine, 49a Mostra de São Paulo, Encontro de Ideias Audiovisuais, VI Festival de Cinema Negro em Ação, Omelete
Apoio de Mídia: Atômica Lab
Sobre o Vitrine Lab
O Vitrine Lab é um laboratório de distribuição cinematográfica promovido pelo Grupo Vitrine, voltado para a capacitação de estudantes e profissionais que buscam uma carreira executiva no audiovisual. A iniciativa discorre sobre as práticas vigentes no mercado brasileiro, e também surge como um espaço de debate e reflexão sobre o futuro da distribuição do nosso Cinema. O Vitrine Lab contribuiu para a formação de mais de 500 profissionais ao longo de cinco edições. Após a conclusão do curso, vários alunos se inseriram no mercado de trabalho por conta dos conhecimentos adquiridos e das possibilidades de networking oferecidas pelo programa.
Site oficial: https://www.vitrinefilmes.com.br/vitrinelab/
Sobre a Sessão Vitrine Petrobras
A Sessão Vitrine Petrobras é um projeto inovador de distribuição coletiva de filmes brasileiros. Seu principal objetivo é a formação de público, promovendo a democratização do cinema nacional. Com ingressos a preços reduzidos, a Sessão Vitrine alcançou milhares de espectadores nos cinemas e conquistou diversos prêmios no Brasil. O projeto também já revelou grandes nomes no cinema brasileiro como Kleber Mendonça Filho (Crítico, 2011), Gabriel Mascaro (Um Lugar ao Sol, 2011), entre muitos outros.
Possui uma rede de cinemas parceiros com mais de 30 cidades e já esteve presente em todos os estados brasileiros. A curadoria da Sessão Vitrine Petrobras é feita pela criadora do projeto e da Vitrine Filmes, Silvia Cruz, em parceria com a curadora Talita Arruda e Débora Butruce, esta responsável pelos filmes de patrimônio. A proposta curatorial do projeto é feita priorizando filmes brasileiros e coproduções internacionais que despertem interesse no público, seja pela inovação do seu processo criativo, pelo seu viés autoral ou pela sua qualidade e originalidade ao se posicionar propositadamente diante de aspectos da nossa cultura. A escolha dos
filmes visa também abraçar temáticas, gêneros e propostas estéticas diferentes e produções de diversos estados brasileiros, proporcionando uma programação diversificada para o público em geral.
Sobre o Grupo Vitrine
A Vitrine Filmes é uma distribuidora de cinema independente que, há 15 anos, promove e valoriza o audiovisual brasileiro e latino-americano. Reconhecida por seu catálogo diverso e premiado, já levou mais de 5 milhões de espectadores aos cinemas com títulos como “Bacurau” (Prêmio do Júri em Cannes), “Druk – Mais Uma Rodada” (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro) e “Nosso Sonho” (maior bilheteria nacional em 2023).
Pioneira na descentralização do circuito exibidor com a Sessão Vitrine Petrobras, dedicada à democratização do cinema com ingressos a preços reduzidos, a distribuidora ampliou sua atuação nos últimos anos. Desde 2020, lançou iniciativas como a Vitrine España (produção e distribuição de filmes na Europa), o selo Manequim (para títulos de grande público), o curso online Vitrine Lab (prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021) e a Vitrine Produções, voltada ao desenvolvimento e produção de novos projetos brasileiros.
Desde 2021, a Vitrine também produz filmes e documentários de relevância internacional, como “Amigo Secreto” (DocLisboa 2022), “Levante” (Semana da Crítica de Cannes 2023 – Prêmio FIPRESCI) e “Retratos Fantasmas”, de Kléber Mendonça Filho, exibido em Cannes em 2023.
Em 2025, a distribuidora já lançou “Baby”, de Marcelo Caetano; “Kasa Branca”, de Luciano Vidigal; além das versões remasterizadas em 4K de “Saneamento Básico” e “Ilha das Flores”, de Jorge Furtado e o “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro (Urso de Prata em Berlim). Para este ano, ainda chega ao cinema o aguardado “O Agente Secreto”, novo longa de Kléber Mendonça Filho, premiado em Cannes com Melhor Direção e Melhor Ator (Wagner Moura).
Acesse o site oficial e saiba mais: https://www.vitrinefilmes.com.br/
Siga as redes sociais da Vitrine: https://www.instagram.com/vitrine_filmes/