Em reunião com mais de 170 de pesquisadores, o candidato à reeleição pelo União Brasil, governador Wilson Lima, apresentou, nesta terça-feira (30), balanço de investimentos históricos, da ordem de R$ 400 milhões, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) durante seu governo. Ele também falou sobre propostas para o novo mandato e recebeu apoio do segmento.
Entre os pesquisadores presentes, uma comitiva dos municípios de Itacoatiara e de Humaitá. Compareceram ao encontro, pesquisadores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal (Ufam), Nilton Lins, Fiocruz, Inpa, Ifam e Embrapa, além de integrantes de grupos de pesquisa de fundações públicas, como a FVS-RCP e a FCecon.
“A gente passou por momentos complicados no Amazonas e geralmente quando isso acontece é comum retirar recursos de algumas áreas como a cultura, a ciência, tecnologia, inovação e focar naquilo que é mais urgente. E isso não aconteceu aqui. Pelo contrário, a gente aumentou esses recursos. Eu acredito muito na ciência, na tecnologia e inovação”, declarou o governador.
Entre as propostas do novo Plano de Governo, além de continuar investindo na Fapeam, Wilson destacou o projeto Conecta Amazonas, para levar internet gratuita a moradores das 30 principais comunidades do interior.
O governador também ressaltou o projeto “Amazonas +Digital”, que vai oferecer ao cidadão serviços públicos através de novas plataformas e tecnologias. Em relação aos projetos de CT&I, Wilson vai intensificar a pesquisa em áreas estruturantes e estratégicas.
“Pesquisadores, doutores, confirmam que a política é forte, uma política de Estado que será mantida. Investir em ciência e tecnologia é acreditar e trabalhar por um futuro do Amazonas, isso é uma decisão sua, de governo, e eu gostaria de dar parabéns por essa decisão”, disse o pesquisador Hedinaldo Lima.
Balanço
Em quase quatro anos de Governo, Wilson destacou a oferta de 82 programas de pesquisa através de editais, resoluções e chamadas públicas da Fapeam. Foram disponibilizados recursos para mais de 10 mil projetos em 46 municípios do estado. Ao todo, 108 instituições de ensino e pesquisa foram apoiadas, sendo 100% das instituições públicas.
“Obrigado governador e que nós possamos contar com o senhor por mais quatro anos, fazendo um trabalho de qualidade, um trabalho de respeito por nós pesquisadores”, disse a pesquisadora Elizabeth Gusmão.
“Gostaria de parabenizar pela capacidade de enxergar a importância da ciência para o nosso estado, para o Brasil”, ressaltou o pesquisador Jorge Almeida.
Wilson também reajustou entre 10% e 50% o valor pago a bolsistas da Fapeam e, em sua gestão, o Amazonas alcançou o 1° lugar no ranking do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa como o estado do país que mais oferta bolsas de mestrado e doutorado na capital e interior, com recursos do tesouro estadual.
FONTE: AMAZONAS 1