- Em parceria com órgãos públicos e entidades do setor, companhia oferece orientações de condução defensiva
- Ações acontecem durante a Semana Nacional de Trânsito
Durante a Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25 de setembro), a Yamaha Motor do Brasil, pioneira na fabricação de motocicletas no território nacional, participa de pit stops educativos com ações de conscientização no trânsito em São Paulo, Brasília e Manaus.
A iniciativa, realizada em parceria com órgãos públicos e entidades do setor, busca orientar motociclistas sobre condução defensiva com exercícios práticos, como o de ponto cego, que reforçam a importância da atenção e do cuidado.
“Como fabricante de motocicletas, a Yamaha está comprometida em contribuir para a construção de uma cultura de trânsito mais segura. A parceria do setor de duas rodas com órgãos públicos e sociedade é fundamental para avançarmos e construirmos um futuro mais seguro nas vias”, destaca Rafael Lourenço, gerente de Relações Institucionais da Yamaha Motor do Brasil.
Programação
Em Brasília, as atividades serão realizadas nos dias 18 e 19 de setembro, das 8h às 16h, na Torre de TV/Funarte, organizados pelaa Abraciclo, Senatran, Detran-DF e Polícia Militar- DF, alcançando, aproximadamente, 1.500 participantes.
Em São Paulo, o pit stop acontece nos dias 22 e 23 de setembro, das 7h às 16h, na Praça Alberto Lion, no Cambuci, organizado pela Abraciclo, CET, Detran-SP e CPTran, com expectativa de reunir cerca de três mil motociclistas.
Já em Manaus, a ação está marcada para os dias 24 e 25 de setembro, das 8h às 16h, no Clube do Trabalhador, com parceria do Detran-AM e IMMU, também com expectativa de impacto em 1.500 motociclistas.
Nesses eventos, a Yamaha promoverá exercícios práticos sobre pontos cegos, com o objetivo de reforçar a percepção de risco do motociclista e ampliar sua compreensão sobre situações de vulnerabilidade no trânsito. A atividade mostra que embora ele enxergue claramente outros veículos, nem sempre é percebido pelos demais condutores de carros, ônibus ou caminhões.
As atividades da Yamaha são coordenadas pela Yamaha Riding Academy (YRA), programa global da companhia voltado ao treinamento de motociclistas. “Por meio da YRA, oferecemos orientações práticas que ajudam a reduzir riscos de acidentes e incentivam a condução consciente e responsável”, ressalta.
Sobre a Yamaha
A Yamaha iniciou operações no Brasil na década de 1970, com a inauguração da unidade de Guarulhos (SP). Atualmente, a companhia tem uma presença global em mais de 200 países, contando com uma equipe de 54 mil colaboradores. No mercado local, a corporação mantém uma rede com 590 pontos de venda autorizados, empregando mais de 4.500 funcionários diretos. Em 2024, a Yamaha Brasil alcançou a marca de cinco milhões de motocicletas produzidas e lançou novos modelos, incluindo a NEO’S CONNECTED, o primeiro modelo elétrico da marca produzido no Brasil. A empresa também aderiu à Rede Brasil do Pacto Global da ONU, com metas para neutralidade de carbono até 2050 e reciclagem de 100% dos resíduos até 2035. Alinhada com o compromisso social, apoia programas de capacitação profissional e promove treinamentos de segurança no trânsito por meio da Yamaha Riding Academy.