Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Deputados da Aleam debatem direitos e dificuldades enfrentadas por autistas no Amazonas
    • Com apresentação de matérias legislativas, Aleam reforça a promoção da equidade de gênero em alusão ao Dia Internacional da Igualdade Feminina
    • Rádio Aleam lança programa focado na música regional da Amazônia
    • Projetos de Lei sobre criação de Escola de Aquaviários, Segurança Pública e enfrentamento à compulsão por jogos tramitam na Assembleia Legislativa do Amazonas
    • Prefeitura de Manaus convoca profissionais em nova chamada do ‘Mais Médicos para o Brasil’
    • Curso de cuidador de idosos destaca importância da boa nutrição para o envelhecimento saudável
    • Visa Manaus capacita permissionários de venda de alimentos do #SouManaus 2025
    • IBAMA combate a incêndios florestais nos Campos Amazônicos e na TI Tenharin Marmelos no Amazonas.
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Política»Governo do Amazonas e Unicef unem forças para fortalecer políticas públicas para crianças e adolescentes no interior 
    Política

    Governo do Amazonas e Unicef unem forças para fortalecer políticas públicas para crianças e adolescentes no interior 

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM14 de dezembro de 2023Nenhum comentário5 Mins Read
    Fotos: Tiago Corrêa - UGPEI
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Sob a coordenação da Sedurb, foi realizado, nesta quinta-feira(14/12), o “1º Workshop Selo Unicef”, reunindo representantes de 55 municípios 

    O Governo do Amazonas e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promoveram, nesta quinta-feira (14/12), o “1º Workshop Selo Unicef – Garantindo o Presente e o Futuro das Crianças do Amazonas”. O propósito do evento foi unir forças para apoiar os municípios no alcance das metas e dos indicadores exigidos, dentro do prazo estipulado.  

    O evento, que aconteceu, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Distrito Industrial, foi promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Unicef e apoio da Visão Mundial, organização implementadora do Selo no Amazonas. O workshop contou com a participação de prefeitos e prefeitas, secretários estaduais e municipais, articuladores do Selo Unicef e mobilizadores da saúde, educação e assistência social, totalizando 200 participantes. 

    De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Marcellus Campêlo, o Amazonas atua como facilitador, apoiando os municípios na execução das ações e no alcance das metas que são requisitos para obtenção do Selo Unicef. “Recebemos essa missão do governador Wilson Lima. O nosso objetivo com esse evento é apoiar e sensibilizar os municípios do interior do Amazonas a aderirem ao Selo Unicef. Aqueles municípios que já aderiram, vamos verificar em que podemos apoiar mais, para que avancem de forma mais acelerada e incentivar os demais a participarem das próximas edições”, observa. 

    O Selo Unicef visa estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Cada ciclo do Selo dura quatro anos, acompanhando o período da gestão municipal. Os municípios que mais avançam nesse aspecto, são reconhecidos com a certificação e podem fazer uso deste reconhecimento durante o ciclo seguinte. 

    A grande vantagem, diz o secretário,  é que os municípios credenciados recebem todo o suporte técnico do Unicef para realizar as melhorias necessárias. “O primeiro passo é a adesão do município ao Selo. A partir daí, a Prefeitura se compromete a realizar uma série de ações para melhorar seus indicadores e reduzir as desigualdades. Ao cumprir as atividades propostas, também aumentam as possibilidades de apoio em recursos para aplicação no município”, detalha Macellus Campêlo. 

    De acordo com a chefe do escritório do Unicef em Manaus, Débora Nandja, o apoio do governo estadual é parte fundamental dessa iniciativa. “O Selo Unicef acontece nos municípios, mas o Governo do Estado monitora, ele apoia e ele empodera os municípios para que realmente eles possam estar cada vez mais envolvidos. Atuando juntos, vamos conseguir avançar, fortalecendo nossas ações e obtendo um maior engajamento de todos”. 

    No Amazonas, dos 61 municípios do interior, oito foram certificados na edição 2017/2020. No ciclo atual, 55 municípios aderiram e o resultado, com o anúncio das certificações, será conhecido em junho de 2024. No caso das capitais, como Manaus, o Unicef atua por meio de outra iniciativa chamada Agenda Cidade. 

    Condições para a certificação 

    Entre as condições para o município participar do Selo Unicef estão manter funcionando o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar e o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).  

    Ao final da edição, os municípios deverão pontuar em pelo menos 60% dos sete indicadores propostos pelo Unicef, que são: crianças de um ano, 11 meses e 29 dias vacinadas com a tríplice viral e tetra viral; alunos da rede pública do ensino fundamental que abandonaram a escola rematriculados; acesso adequado a água e saneamento nas escolas da rede pública municipal; adolescentes entre 15 e 17 anos matriculados no ensino médio; nascidos vivos de gestantes com idade entre 10 e 19 anos; registros de casos de violações de direito contra crianças e adolescentes registrados no Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA); inscritos no Cadastro Único em acompanhamento pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). 

    A metodologia aplicada pelo Unicef inclui implantação e monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir, por exemplo, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a alcançar pelo menos 8 dos 17  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda global acordada pelos estados-membros das Nações Unidas. 

    O evento contou com a participação do diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Armando do Valle; da diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS), Tatyana Amorim; da secretária da Unidade de Gestão Integrada (UGI), Lucia Carla Gama; além dos representantes da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Justiça e Cidadania (Sejusc), Rosalina Lobo; da Associação Amazonense dos Municípios (AAM), Elaine Castro e da Visão Mundial, Lucinete Trindade.  

    Na pauta do workshop, foram debatidos temas como a importância do avanço nas políticas públicas para a obtenção da certificação e a adesão de novos municípios; a implantação e o fortalecimento de políticas públicas de educação, saneamento, assistência social e saúde, incluindo vacinação; a inserção de hábitos higiênicos e acesso a água e saneamento nas escolas; estratégias de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes; e a proteção integral às famílias vulneráveis.  

    Pedro Dantas, articulador do Selo Unicef, no município de Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), destacou a importância do evento para esclarecer dúvidas e ajudar a avançar na certificação. 

    “Esse momento é muito importante, para que os articuladores e os mobilizadores tirem dúvidas e que, a partir dessas informações que estamos recebendo, a gente consiga desenvolver o trabalho com mais eficácia para obtermos os resultados necessários para o município atingir as metas estabelecidas”, disse. 

    Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb)

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Com apresentação de matérias legislativas, Aleam reforça a promoção da equidade de gênero em alusão ao Dia Internacional da Igualdade Feminina

    26 de agosto de 2025

    Deputada Mayra Dias propõe PL que garante respeito ao nome social de pessoas trans e travestis no Amazonas

    26 de agosto de 2025

    Professora Maria do Carmo conquista manauaras, ganha novos seguidores e cresce nas pesquisas

    25 de agosto de 2025
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2025 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.