A Sesau (Secretaria de Saúde), em parceria com o Ministério da Saúde, promoverá, de 25 a 29 de agosto, um treinamento com o tema Qualificação em Diagnóstico, Tratamento e Avaliação Neurológica Simplificada como Indutora de Condutas para Hanseníase.
A programação será dividida em duas etapas: aulas teóricas no auditório da UERR (Universidade Estadual de Roraima), no dia 25, e aulas práticas de 26 a 29, na Policlínica Coronel Mota, referência estadual no atendimento da doença.
O público-alvo inclui médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas e coordenadores municipais de hanseníase de todos os municípios do estado.
“Nessa capacitação, convidamos todos os municípios. Mais de 80% já confirmaram presença. Estamos com uma expectativa muito positiva para que esses profissionais se qualifiquem e ofereçam uma assistência melhor aos pacientes. A hanseníase é uma doença que, quanto mais cedo diagnosticada, menor é o impacto para o paciente, garantindo qualidade de vida e maior eficácia no tratamento”, destacou a gerente do Núcleo de Controle da Hanseníase, Keiciane Matos.
AGENDA DE ATENDIMENTO
O agendamento para atendimentos relacionados à hanseníase estará aberto na próxima semana, de 26 a 29 de agosto, na Policlínica Coronel Mota.
As vagas são limitadas e destinadas prioritariamente a pacientes que apresentem manchas na pele sem sensibilidade ou outros sinais suspeitos da doença. O objetivo é garantir diagnóstico precoce e iniciar rapidamente o tratamento, quando necessário.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau