Durante o 3º Encontro das Escolas do Legislativo e dos Tribunais de Contas da Região Norte, na tarde desta quinta-feira (11/9), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Roberto Lamari, lançou a cartilha “Agenda 2030 em miúdos”, elaborada para o público infantil.
O material integra a coleção “em miúdos” da Abel, que já conta com versões simplificadas da Constituição Federal, da Lei Maria da Penha e do Código de Defesa do Consumidor. A iniciativa busca aproximar crianças de temas relevantes, traduzindo em linguagem acessível os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que devem ser alcançados até 2030.
“É uma cartilha que fala da Agenda 2030 em miúdos porque é para crianças. A ideia é tratar de meio ambiente e sustentabilidade de forma simples. Infelizmente, muitos adultos ainda não conhecem os ODS, então acreditamos que começar pelas crianças pode fazer a diferença”, destacou Lamari.
O presidente da Abel afirmou que todas as Escolas do Legislativo no Brasil vão adotar a coleção, com destaque para a Agenda 2030.
“Neste momento, é emblemático lançar esse material no Norte do país, no Amazonas. É simbólico lançar aqui uma cartilha sobre sustentabilidade que poderá ser utilizada em todo o Brasil”, completou.
A programação do encontro segue nesta sexta-feira (12/9), a partir das 8h30, com o Painel “Cidadania e Educação para os Direitos Humanos: Inclusão, Direitos e Respeito à Diversidade”, ministrado pela professora doutora Lidiany Cavalcante, pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Participação do TCE-AM
O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) também participou do evento, por meio da Escola de Contas Públicas, com a palestra “Construindo a Consciência Ambiental: o Papel da Escola de Contas Públicas do Amazonas na Formação Ambiental”, ministrada por Elenize Azevedo.
“Nossa missão é impulsionar e desenvolver a visão pedagógica do Tribunal de Contas, orientando servidores e a sociedade civil para uma melhor prestação do serviço público. Oferecemos cursos e eventos tanto na capital quanto no interior”, afirmou Azevedo.
De acordo com a Escola de Contas, atividades estão sendo realizadas nos municípios de Careiro Castanho e Lábrea, de forma presencial e online.
Até agosto de 2025, cerca de 9.990 pessoas já foram certificadas em cursos oferecidos pela instituição. As formações estão organizadas em cinco linhas temáticas: Controle Externo, Administração, Tecnologia da Informação, Inteligência Jurídica e Desenvolvimento Sustentável.
Programação – sexta-feira, 12 de setembro
• 8h30 – Painel: Cidadania e Educação para os Direitos Humanos
• 9h30 – Coquetel
• 9h45 – Laboratório de Ideias: Conexão Norte
• 11h30 – Apresentação de Resultados: Dinâmica de Cocriação
• 12h00 – Encerramento oficial com leitura da Carta de Manaus
Texto – Augusto Costa / Aleam
Foto – Alberto César Araújo / Aleam