Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Sine Manaus oferta 615 vagas de emprego nesta quarta–feira, 24/6
    • SES-AM recebe reconhecimento nacional por excelência em Governança Clínica e desempenho em unidades de terapia intensiva
    • HBO Max lança trailer e novo pôster de ‘Stuart Não Consegue Salvar o Universo’ 
    • Em Tapauá, PC-AM prende homem por estupro de vulnerável, praticado contra sua enteada de 10 anos
    • TCE-AM indica representantes para colegiado nacional de fiscalização do IBS
    • Jovens de baixa renda de todo Brasil terão acesso gratuito ao mercado de Tecnologia 
    • Prefeitura de Manaus instala novos bancos na estação São Jorge e reforça melhorias no sistema de transporte coletivo
    • Governador Roberto Cidade anuncia investimentos em infraestrutura e distribuição de fardamentos e kits para alunos da rede pública de ensino
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Saúde»COP 30: Associação Médica Brasileira alerta que crise climática também é crise de saúde
    Saúde

    COP 30: Associação Médica Brasileira alerta que crise climática também é crise de saúde

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM10 de novembro de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Para o presidente da AMB, Dr. César Eduardo Fernandes, o evento representa “uma oportunidade histórica de reafirmar que não há saúde humana possível em um planeta doente”.

    Nesta semana que começa a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), realizada em Belém do Pará, a Associação Médica Brasileira (AMB) chama a atenção para um tema que precisa ocupar espaço nas discussões globais: os impactos da crise climática sobre a saúde humana.

    Pela primeira vez, o Brasil sedia o encontro da ONU em um território que simboliza, ao mesmo tempo, a riqueza e a vulnerabilidade ambiental do planeta — a Amazônia. Para o presidente da AMB, Dr. César Eduardo Fernandes, o evento representa “uma oportunidade histórica de reafirmar que não há saúde humana possível em um planeta doente”.

    “Os médicos têm testemunhado nos consultórios e hospitais os efeitos diretos das mudanças climáticas. As ondas de calor extremo aumentam as internações por desidratação, doenças cardiovasculares e respiratórias. As alterações no regime de chuvas e temperatura favorecem a proliferação de vetores de doenças como dengue, zika e malária. E a fumaça das queimadas agrava quadros pulmonares e de saúde mental”, alerta o presidente da AMB.

    De acordo com Fernandes, os desafios impostos pelas mudanças ambientais já são uma realidade cotidiana para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para os profissionais da Medicina em todo o país.

    “Não se trata de um problema futuro — é um problema do presente. A crise climática já é uma crise de saúde. Por isso, a COP 30 deve ser compreendida também como uma conferência sobre saúde pública”, afirma.

    A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que milhões de vidas podem ser salvas até 2050 se os países adotarem políticas de mitigação e adaptação climática guiadas por princípios de saúde. O Plano de Ação de Belém, que integra a pauta da conferência, reforça a necessidade de respostas com foco em equidade e justiça social, reconhecendo a vulnerabilidade de populações indígenas, ribeirinhas e periféricas diante da degradação ambiental.

    Nesse contexto, a AMB defende que o tema “Saúde e Clima” seja incorporado à formação médica e à educação continuada.

    “A Medicina, por essência, é ciência de prevenção e cuidado. Precisamos preparar nossos médicos para reconhecer e enfrentar os novos padrões de doenças relacionados ao ambiente, desenvolver protocolos de atendimento em desastres climáticos e atuar na prevenção de riscos ambientais”, destaca o presidente.

    Além da formação médica, o dirigente ressalta que o próprio setor da Saúde precisa adotar práticas sustentáveis, com gestão eficiente de energia, água e resíduos.

    “Hospitais e unidades de saúde são grandes consumidores de recursos. Reduzir emissões, implantar práticas de baixo carbono e promover resiliência institucional é um compromisso ético de quem trabalha pela vida”, reforça Fernandes.

    Com a COP 30, o Brasil tem a oportunidade de se posicionar como líder global na integração entre agenda climática e agenda da saúde, aproveitando a força de sua biodiversidade e de seu sistema público de saúde.

    “O planeta também precisa de cuidado médico. Cuidar do clima é cuidar das pessoas. Que a COP 30 marque o momento em que o mundo compreendeu, de forma definitiva, que saúde e meio ambiente são inseparáveis”, conclui o presidente da AMB.

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    SES-AM recebe reconhecimento nacional por excelência em Governança Clínica e desempenho em unidades de terapia intensiva

    23 de junho de 2026

    Governo do Amazonas moderniza atendimento no HPS 28 de Agosto com ferramenta que reduz tempo de espera

    23 de junho de 2026

    Copa e canetas emagrecedoras: médico alerta sobre hábitos do período que podem impactar o tratamento

    22 de junho de 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2026 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.