A manhã desta sexta-feira, 26, entrou para a história da educação roraimense com o lançamento oficial do Guia de Sinais Regionais em Libras para o Estado de Roraima, voltado à valorização da identidade surda no Estado. O evento foi realizado no auditório da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e reuniu representantes da comunidade surda, entidades governamentais e não governamentais, gestores escolares, professores, intérpretes e acadêmicos.
O material é fruto do trabalho coletivo do CAS/RR (Centro Estadual de Atendimento às Pessoas com Surdez), em parceria com a assessoria de comunicação da Seed, instrutores surdos e professores. O guia registra sinais regionais em Libras (Língua Brasileira de Sinais), ampliando o acesso da comunidade surda à realidade sociocultural de Roraima e fortalecendo as políticas educacionais inclusivas no estado.
A Secretaria realizou uma semana inteira de atividades em comemoração ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro. A programação incluiu apresentações, discussões e exposições em diversas escolas da capital, interior e comunidades indígenas.
Durante a solenidade, a secretária adjunta de Gestão da Educação Básica, Raimunda Rodrigues, destacou a relevância do material.
“Este guia servirá para que a gente possa aprender essa língua tão importante para a inclusão. A Secretaria de Educação está muito feliz”, disse.
Uma celebração à diversidade
A cerimônia de abertura contou com a apresentação cultural “As Diferenças”, conduzida por Michael Gerônimo de Araújo, que emocionou o público ao reforçar a importância do respeito à diversidade e da convivência respeitosa.
A Chefe da Divisão de Educação Especial da Seed, Helen Jane Feijó, disse que o Guia Regional em Libras é um importante recurso para a inclusão de pessoas surdas na região.
“O guia foi desenvolvido em um processo de construção colaborativa no CAS/RR onde servidores surdos trabalharam conosco ao longo de um ano. Eles buscaram entender nossas necessidades e identificaram a importância de nomear pontos turísticos e instituições em Libras. Isso torna o processo muito inclusivo, pois permite que as pessoas surdas se sintam pertencentes ao lugar comum”, afirmou.
O papel do CAS/RR
Fundado em 2008, o CAS/RR atende atualmente 58 estudantes surdos e deficientes auditivos, sendo 41 na capital e 17 em 11 municípios do interior. O centro atua no apoio pedagógico, na formação de professores e no fortalecimento da aprendizagem e inclusão dos alunos.
Durante a programação, o professor Erick Fabiano Chagas, diretor da unidade, apresentou a trajetória do CAS/RR e conduziu uma homenagem especial à Vepema (Vara de Execução de Penas e Medidas Alternativas), parceira fundamental em ações que ampliam a inclusão e a acessibilidade no estado.
“Após sermos contemplados pela Vepema, adquirimos todos os materiais necessários e demos início à criação do guia. Reunimos nossos professores dos centros e, juntos, definimos o escopo do projeto: um guia que abordasse diversos segmentos em Libras, para ser compartilhado em todo o Estado. Hoje, estamos aqui com grande satisfação para lançar a primeira edição desse guia, fruto do nosso trabalho conjunto e dedicação”, destacou.
O material será distribuído em escolas e instituições parceiras e também está disponível em formato digital para qualquer pessoa interessada, clicando aqui, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem e o reconhecimento da Libras regional.
Setembro Verde em Roraima
A programação da Seed incluiu ainda o Workshop “Incluir é respeitar as diferenças”, realizado na quinta-feira (25), com exposição de trabalhos de centros especializados que atendem estudantes do AEE (Atendimento Educacional Especializado). O encontro reuniu gestores escolares, professores e profissionais da rede estadual para discutir os avanços e desafios da educação inclusiva.
Durante a programação, foram exibidos curtas-metragens e relatos inspiradores de estudantes como o de Alejandro Sobral Freitas, aluno com Transtorno do Espectro Autista da Escola Estadual Raimunda Nonato de Freitas, protagonista do filme “A Lenda da Rufina”; e de Raizimar Carmem, estudante com deficiência visual da Escola Estadual Professora Antônia Coelho de Lucena, idealizadora do projeto Roraima Sensorial.
Atualmente, a rede estadual de ensino possui 2.318 estudantes matriculados na educação especial, dos quais 1.045 recebem apoio especializado em 63 salas de recursos multifuncionais espalhadas pela capital, interior e comunidades indígenas.
A Seed mantém centros de atendimento educacional especializados e investe na contratação de intérpretes de Libras, cuidadores, professores auxiliares e na formação continuada dos profissionais da educação.
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Layse Menezes
FOTOGRAFIA: Elkisandra Gonçalves