Programação do evento incluiu palestras, oficinas e atendimentos de saúde, contando com a participação da primeira-dama e desembargadora, Ângela Prudente
Débora Gomes/Governo do Tocantins
O Governo do Tocantins lançou, na manhã desta sexta-feira, 3, no 6º Batalhão da Polícia Militar, em Taquaralto, região sul de Palmas, a campanha Outubro Rosa 2025, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. A cerimônia de abertura, realizada pela Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), contou com a participação da primeira-dama e desembargadora, Ângela Prudente, que na ocasião representou o governador Laurez Moreira.
Durante a solenidade, a primeira-dama Ângela Prudente ressaltou que Outubro Rosa precisa ser entendido como uma ação contínua de promoção da saúde da mulher. “A campanha não pode ser vista apenas como um alerta durante o mês de outubro. Ela deve ser um alerta diário, constante e perene. O diagnóstico precoce salva vidas e é isso que precisamos buscar. Temos que divulgar, conscientizar, sensibilizar e agir em benefício da saúde da mulher”, salientou.
A programação oferece à comunidade palestras, oficinas e serviços de saúde gratuitos, com orientações e atendimentos voltados à prevenção, que permanecem disponíveis durante todo o dia.
“Escolhemos a região de Taquaralto por entendermos o simbolismo que representa. Muitas mulheres deixam de se cuidar para trabalhar e cuidar dos filhos. Por isso, trazer os serviços de saúde para mais perto delas é fundamental. A campanha Outubro Rosa é uma oportunidade de reforçar o amor e o cuidado com a vida da mulher”, enfatizou a secretária de Estado da Mulher, Larissa Rosenda.
O evento reuniu a comunidade em geral, lideranças femininas e autoridades. Também participaram da cerimônia a secretária de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social, Ana Carina Mendes Souto; e o chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), coronel Flávio Santos Brito.
Outubro Rosa
Com o tema Um Toque de Amor pela Sua Vida, a campanha Outubro Rosa leva à população diversos serviços de prevenção e cuidado. Entre as ações, estão os atendimentos da Carreta do Hospital de Amor, os serviços do Hemocentro e as atividades da caravana do projeto Vida de Mulher.
A iniciativa é realizada pelo Governo do Tocantins, em parceria com o Hospital de Amor, o Instituto de Atenção às Cidades, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), o Hemocentro e a Universidade Federal do Tocantins (UFT). A programação vai percorrer outros municípios tocantinenses ao longo do mês.
O coordenador-geral do projeto Vida de Mulher, professor Humberto Xavier, explicou os objetivos e a importância da iniciativa. “O projeto foi pensado com o intuito de atender mulheres de todas as idades, oferecendo serviços médicos, odontológicos, nutricionais, psicológicos, assessoria jurídica e também oficinas de empreendedorismo. A ideia é que a mulher tenha acesso a cuidados de saúde e, ao mesmo tempo, possa encontrar alternativas para melhorar a sua renda”, reforçou.
A servidora pública Rosilene Vieira de Sousa, do município de Riachinho, participou da ação e evidenciou a relevância da campanha. “A campanha Outubro Rosa é voltada para nós, mulheres, para que possamos nos prevenir e cuidar melhor da nossa saúde a cada dia. É muito importante ver o Governo do Tocantins oferecendo esse apoio e criando oportunidades para que tenhamos acesso a esses serviços”, pontuou.
Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins
Primeira-dama e desembargadora, Ângela Prudente, participou da abertura da campanha e reforçou a importância do cuidado contínuo com a saúde da mulher;