Encontro ocorre em São Paulo, durante a programação da COP Internacional
João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins
O secretário de Segurança Pública do Tocantins, Bruno Sousa Azevedo, participou nesta quinta-feira, 23, da abertura da XCVII reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O encontro está acontecendo em São Paulo, simultâneamente à programação do Congresso de Operações Policiais (COP) Internacional.
Esta edição da reunião do Consesp debate, entre outros temas, propostas para integrar bancos de dados entre as forças de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal. A ideia é que todas as instituições consigam acessar os boletins de ocorrência umas das outras, assim como os bancos de dados imagens das instituições integrantes.
Esta proposta está em fase avançada para implementação. A principal vantagem é que os procurados poderiam ser identificados por sistemas de reconhecimento facial ou mesmo por números de documentos quando tentassem circular entre os estados.
A reunião teve também discussões sobre propostas legislativas para aperfeiçoar o sistema de segurança pública do país. O secretário Bruno Azevedo disse que o encontro pode destravar soluções para grandes dificuldades no combate ao crime organizado.
“As organizações criminosas hoje têm atuação interestadual e em alguns casos até internacional. As instituições de segurança pública precisam agir de forma conjunta para combater o crime com eficiência. O cidadão só tem a ganhar com a implementação das medidas deliberadas hoje neste encontro”, disse o secretário.
O gestor visitou ainda exposições na COP Internacional. Este é o principal evento de segurança pública e atividade policial da América Latina e dezenas empresas que têm soluções tecnológicas nessa área apresentam as últimas tecnologias. O evento segue até o próximo sábado, 30, na capital paulista.
Foto – Secretário Bruno Sousa Azevedo participa da reunião do Consesp em São Paulo – João Guilherme Lobasz/Governo do Tocantins




