Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Com apoio do Sebrae, Novo Airão inicia contratação de serviços pelo Contrata+Brasil
    • Governo Roberto Cidade apresenta resultados da operação Segurança Presente que apreendeu mais de duas toneladas de drogas em Coari
    • À Rádio Difusora, governador Roberto Cidade faz balanço de dois meses de gestão junto ao Executivo Estadual
    • Prefeitura e Iphan embargam demolição irregular de imóvel no Centro Histórico de Manaus
    • Copa e canetas emagrecedoras: médico alerta sobre hábitos do período que podem impactar o tratamento
    • Amazônia POP anuncia primeira edição em Manaus
    • Feira da ADS tem edições com programação em diversos pontos de Manaus
    • Vai a Parintins? Especialistas do HUGV orientam brincantes sobre cuidados com a saúde antes, durante e após a festa
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Política»À Rádio Difusora, governador Roberto Cidade faz balanço de dois meses de gestão junto ao Executivo Estadual
    Política

    À Rádio Difusora, governador Roberto Cidade faz balanço de dois meses de gestão junto ao Executivo Estadual

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM22 de junho de 2026Nenhum comentário4 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Ao longo de 70 dias de administração, governador destacou investimentos realizados nas áreas prioritárias de Saúde e Segurança Pública

    O governador Roberto Cidade, concedeu, nesta segunda-feira (22/06), entrevista à Rádio Difusora para falar sobre os 70 dias de sua gestão como chefe do Executivo Estadual. Cidade citou os avanços na área de Segurança, com aumento do efetivo tanto em Manaus quanto no interior, resultando em prisões e apreensões de drogas históricas e reforçou o compromisso com a responsabilidade fiscal, o diálogo com as categorias e a transparência com o povo amazonense.

    No estúdio da rádio, em conversa com o radialista Daniel Anzoategui, o governador destacou a implementação do Programa Segurança Presente, que ampliou o policiamento ostensivo e preventivo nas principais vias e bairros periféricos de Manaus, além do envio de reforço no efetivo policial para todos os 61 municípios do interior.

    “Logo nos primeiros dias eu já criei e efetivei o nosso Programa Segurança Presente, aumentei o efetivo da segurança em todos os bairros da cidade de Manaus. A população está vendo isso, por onde você anda, principalmente nos locais mais complicados que a gente tinha, nós começamos a colocar a polícia, vocês podem analisar que em todos os cantos, as principais vias, a gente tem a polícia presente. Também mandei aumentar o efetivo de policiais para o interior do estado. E o resultado já está aí com apreensões de drogas históricas e também prisões”, pontuou o chefe do Executivo estadual.

    Roberto Cidade enfatizou que assumiu o Estado em um momento desafiador, marcado por uma queda de R$ 695 milhões na arrecadação tributária em decorrência da desvalorização do dólar no primeiro semestre. Mesmo diante do cenário adverso, o governador destacou que nenhum serviço essencial foi interrompido.

    “Nós organizamos as finanças, cortamos despesa, e agora estamos efetivando. Sou um governador do diálogo e tenho trabalhado de domingo a domingo. Tenho feito todos os esforços possíveis para que a gente possa deixar nossa marca”, disse Roberto Cidade.

    Saúde

    Na área da saúde, considerada prioridade máxima, Roberto Cidade informou que o Estado já repassou mais de R$ 100 milhões para o pagamento de médicos e profissionais terceirizados, buscando atualizar passivos históricos da pasta. Ele também anunciou que estão previstas, para breve, as inaugurações das reformas de oito Unidades de Pronto Atendimento (SPAs), do Hospital Dia do 28 de Agosto e da Fundação Cecon.

    “Você vê a presença da polícia nas ruas. Nós reforçamos o efetivo no interior. Fizemos entregas na área da saúde e faremos mais. Reformando unidades, SPAs”, disse.

    Anúncio para a Educação

    Em primeira mão, Roberto Cidade adiantou que fará um pronunciamento oficial, nesta terça-feira (23/06), para a área da educação. O governador adiantou que a pauta contemplará novos investimentos na infraestrutura do setor e a definição do cronograma da data-base dos servidores.

    Articulação Federal

    Questionado sobre o relacionamento com o governo federal e a bancada amazonense no Congresso, Cidade defendeu que os interesses do Amazonas devem sobressair a qualquer ideologia partidária.

    “Minha bandeira é o Amazonas. Eu não tenho problema com ninguém. Pelo contrário, as pessoas que me atacam. Nós temos de trabalhar pelo Amazonas. Não por ideologia A, B,C, D. nossas prioridades têm de ser o Amazonas”, frisou Roberto Cidade.

    O governador relatou ter apresentado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as peculiaridades logísticas do estado, como o custo anual de mais de R$ R$ 100 milhões em UTIs aéreas para o transporte de pacientes do interior, cobrando repasses proporcionais e justos do Sistema Único de Saúde (SUS), além de maior apoio no combate ao narcotráfico nas fronteiras.

    Decreto

    O governador Cidade também explicou os motivos do decreto de emergência ambiental assinado recentemente. Segundo ele, a medida é estritamente preventiva e visa desburocratizar a captação de recursos federais e o envio de ajuda humanitária antes que o isolamento severo atinja as calhas dos rios Purus, Juruá e Madeira.

    “A previsão da Defesa Civil aponta para uma seca severa semelhante a ocorrida em 2023, que pode afetar mais de 600 mil pessoas. O decreto não foi feito para contratações emergenciais sem controle, mas para nos anteciparmos. A velha política que pulou atacando, dizendo que eu iria decretar emergência para fazer contratação. Não farei contratação emergencial. Tenho responsabilidade com o recurso público. Já montamos um comitê permanente, do qual eu presido, para cadastrar as famílias e garantir que o alimento, o combustível e os itens de higiene cheguem a quem mais precisa no momento certo”, declarou.

    Roberto Cidade e Serafim Corrêa foram eleitos governador e vice-governador, em maio deste ano, respectivamente, com a vacância dos cargos por Wilson Lima e Tadeu de Souza.

     FOTOS: Alex Pazuello/Secom

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Prefeito de Iranduba amplia contratos com empresa de eventos e mantém valores ocultos

    20 de junho de 2026

    Autazes recebe David Almeida com “lancheata” no Rio Madeira e grande mobilização na ruas

    18 de junho de 2026

    PARCERIA INÉDITA – ELEIÇÕES 2026: Times Brasil | CNBC fecha acordo com American Analytics, instituto internacional que chega ao país; confira os resultados da primeira pesquisa

    18 de junho de 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2026 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.