Quatro homens, com idades entre 22 e 41 anos, foram presos em flagrante nesta quarta-feira (30) em Manaus, acusados de participar de um esquema de adulteração de datas de validade de alimentos vencidos. A ação ocorreu em uma distribuidora localizada na rua Coronel Domingos de Andrade, no bairro Cidade Nova, zona norte da capital.
Segundo a delegada Benvinda de Gusmão Santana, titular do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), as investigações tiveram início após denúncia anônima. Os suspeitos foram flagrados no momento em que carregavam uma van com os produtos adulterados, que seriam levados ao Porto de Manaus e, em seguida, distribuídos a cidades do interior do Amazonas.
Dentro do estabelecimento, os policiais encontraram uma grande quantidade de alimentos vencidos com datas visivelmente raspadas ou substituídas, incluindo leite, calabresa, refrigerantes e macarrão instantâneo. Os produtos estavam armazenados em condições insalubres e inadequadas para consumo.
Além dos alimentos, foram apreendidos raspadores, impressoras, solventes e acetonas usados para alterar as embalagens. Também foram localizadas notas fiscais emitidas para supermercados da capital, sugerindo que parte dos produtos já chegava vencida à distribuidora.
De acordo com a delegada, os alimentos eram revendidos após a adulteração para estabelecimentos comerciais no interior do estado. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e mapear toda a rede de distribuição.
Os quatro suspeitos foram autuados por falsificação, adulteração de alimentos, venda de produtos impróprios ao consumo e associação criminosa, sendo colocados à disposição da Justiça.
Fonte: AM POST