Artistas circenses promoverão oficinas para a comunidade do Lago Azul. Projeto também selecionará artistas para números circenses
A zona norte de Manaus se transformará em um picadeiro para receber o 1º Festival Popular de Circo do Amazonas, nos dias 13 e 14 de novembro. Além de espetáculos circenses, o projeto cultural promoverá oficinas de formação voltada ao universo do circo e também um workshop tendo como público crianças, jovens e adultos da comunidade.
Idealizado pelas produtoras culturais Anne Oliveira e Ana Cláudia Motta, o projeto acontecerá na Escola Municipal Deputado Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Bisneto, localizada no bairro Lago Azul, Km 19 da AM 010. O festival nasce com a proposta de democratizar, promover, viabilizar e fomentar a arte circense e as linguagens que a compõem.
“Com o festival pretendemos difundir os produtos artísticos, promover o contato com a plateia da zona norte e a formação por meio de oficinas, que visam o despertar para as artes circenses, em suas múltiplas linguagens, e iniciar a busca por habilidades circenses”, compartilhou Anne Oliveira proponente do projeto.
Programação
O 1º Festival Popular de Circo do Amazonas consiste em atividades de difusão e formação, incluindo apresentações artísticas e três oficinas de formação em áreas circenses, valorizando, em especial, os artistas circenses de Manaus.
Integram o projeto os artistas: Cleciano Cardoso que comandará a oficina de “Malabarismo e Perna de Pau”; Aline Cassiano à frente da oficina de “Palhaçaria”; e Teffy Rojas promovendo a oficina de “Acrobacias de solo”. Todas as oficinas serão realizadas no dia 13 de novembro, das 12h às 16h, para os alunos da escola.
Neste mesmo dia, das 19h às 21h, será promovido o workshop sobre “Acessibilidade”, com a psicóloga e assessora de acessibilidade, Eliana Girão voltado aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da unidade de ensino.
Apresentações circenses
Já no dia 14 de novembro, a partir das 12h, a escola municipal se transformará em um picadeiro para receber apresentações circenses. Para isso, o 1º Festival Popular de Circo do Amazonas dá início a um processo de seleção dos artistas circenses interessados em participar do projeto.
“Nossa ideia é que uma pluralidade de artistas possam se apresentar com atrações, números, apresentações diversificadas dentro do projeto. Levando a magia do circo para as crianças dessa comunidade, de modo que desperte o interesse e a curiosidade e que o espetáculo circense siga pulsante”, afirmou Ana Cláudia Motta.
Os artistas interessados em participar poderão se inscrever via e-mail: festivalcircoam@gmail.com; no período de 23 a 25 de outubro, enviando os seguintes dados: nome do artista, Cia. ou grupo, contato de whatsapp do proponente, mini bio do artista, modalidade circense, nome do número, sinopse, tempo de duração, link com vídeo do número, com senha, caso necessário. Os links de vídeos para a inscrição podem ser de redes sociais onde ele está publicado.
Dúvidas sobre a inscrição podem ser esclarecidas pelo e-mail ou pelo whatsapp (92) 98421-3541.
O 1º Festival Popular de Circo do Amazonas foi Contemplado pelo Edital nº 03/2024, Chamamento Público de Fomento à Execução de Ações Culturais de Circo, Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. Apoio Cultural DDZ Rural/Semed, Preferência de Manaus, Rede Mapinguari e Associação ArtBrasil.
Equipe Técnica
Produção – Anne Oliveira e Ana Cláudia Motta
Oficineiro Modalidades Malabarismo e Perna-de-pau – Cleiciano Cardoso
Oficineira Modalidade Palhaçaria – Aline Cassiano
Oficineiro Modalidade Acrobacias de Solo – Teffy Rojas
Assessoria de Imprensa – Mônica Figueiredo
Social Mídia – Carla Aloyá
Assessoria e Treinamento em Acessibilidade – Eliana Girão
Tradução em Libras – Rosejane Farias
Fotografia e Captação de Imagens – Bruno Lopes