Foto: Matheus Rodrigues / Aleam
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta quinta-feira (31/7), mais uma edição do programa Assembleia é + Saúde, com o Dia de Vacinação contra a Influenza. A ação, voltada a servidores, familiares e grupos prioritários, foi considerada um sucesso, distribuindo cerca de 100 doses, das 8h ao meio-dia, no Centro de Saúde da Casa Legislativa.
A campanha, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Theomário Pinto da Costa, contemplou servidores acima de 60 anos, gestantes e pessoas com comorbidades. Com apoio das Diretorias de Saúde e Assistência Social da Aleam, o mutirão buscou ampliar a cobertura vacinal e reforçar a importância da imunização.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), destacou a importância da ação para a saúde preventiva dos servidores e da população em geral.
“A prevenção sempre será o melhor caminho. Iniciativas como o Assembleia é + Saúde demonstram o compromisso do Parlamento com o bem-estar das pessoas que trabalham na Casa e de seus familiares. É fundamental que o poder público esteja alinhado com campanhas de vacinação e educação em saúde, que têm impacto direto na qualidade de vida da população”, declarou o parlamentar.
De acordo com o diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, a mobilização atingiu seu principal objetivo: facilitar o acesso à vacina e promover conscientização.
“Tomar vacina é um gesto de cuidado consigo mesmo e com a comunidade. A ciência demonstra de forma incontestável que a imunização previne doenças e salva vidas. É com esse propósito que a Assembleia promove ações como esta: garantir a proteção de seus servidores e, de forma indireta, de seus familiares”, afirmou.
Um dos primeiros a ser vacinado, o servidor João Marcelo explicou que soube da campanha na manhã de quinta-feira e se apressou para conseguir uma senha.
“Já era para ter tomado, minha família toda tomou. Tenho idosos em casa, minha avó. Então é extremamente necessário ter o cartão de vacinação atualizado, principalmente da Influenza. Os hospitais estão recebendo muitas pessoas com Influenza, então vim logo ser vacinado para proteger a mim e meus familiares”, revelou.
Programa
O programa Assembleia é + Saúde vem se consolidando como referência em iniciativas de prevenção e educação em saúde.
Em edições anteriores, já ofertou vacinas contra hepatite B, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, tétano e difteria, além da própria influenza.
Também foram realizados testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites virais, bem como distribuição de preservativos e materiais educativos, ampliando o alcance das ações para a prevenção de doenças e promoção de hábitos saudáveis.
A próxima edição acontece na semana que vem, na terça-feira, dia 5, quando serão ofertadas vacinas da Covid-19, tríplice viral, hepatite B e DTP.