A ação teve como objetivo combater o comércio irregular de fios de cobre e metais
Cinco estabelecimentos que atuam no ramo de sucatas foram fiscalizados nesta sexta-feira (17/10), durante uma operação da Central Integrada de Fiscalização (CIF), coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A ação ocorreu nos bairros Compensa e São Raimundo, zona oeste de Manaus, e teve como objetivo combater o comércio irregular de fios de cobre e metais.
“Essa ação faz parte de uma atividade coordenada pelo Governo do Amazonas, com a participação de diversos órgãos, e tem como propósito verificar a regularidade e a adequação das sucatarias às normas que regulamentam o exercício dessa atividade”, explicou o delegado Marcos Arruda, titular do 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP) da Polícia Civil (PC-AM).
Durante a fiscalização, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) notificou três estabelecimentos pela ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Já o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) interditou três balanças irregulares, que não atendiam às normas técnicas ou legais exigidas.
“Durante a atuação da CIF Sucatas, realizamos a verificação das balanças utilizadas nas transações comerciais. Constatamos que alguns estabelecimentos estavam realizando pesagens de forma irregular, sem o devido ensaio e certificação “, destacou o diretor técnico do Ipem-AM, Itamar Souto.
Efetivo
A operação contou com a participação de agentes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Amazonas Energia.
Foto: Victor Levy/SSP-AM