Durante a sessão da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, realizada nesta quarta-feira (8/11), o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) fez uma declaração controversa ao afirmar que sua filha “vai sofrer punição” caso tenha um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O parlamentar fez essa afirmação durante a presença do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, na comissão.
Gayer destacou que sua filha, de 17 anos, participou da primeira etapa do Enem no último domingo (5/11), na qual os candidatos responderam questões de ciências humanas e linguagens, além de redação.
Além disso, o deputado defendeu a opinião de que “uma pessoa que se sai bem nessa abominação [no Enem] já não é mais um indivíduo, é um avatar ideológico.”
Por sua vez, Manuel Palácios, presidente do Inep, enfatizou durante a sessão que o Enem é construído com base em critérios técnicos e objetivos. Ele afirmou que o exame apresentou questões que abordam temáticas diversas, inclusive algumas contrárias ao agronegócio e ao capitalismo.
Palácios esclareceu que o candidato não precisa concordar com a opinião do autor da questão, mas deve interpretar o texto e responder ao que foi solicitado. “O que se pede, no comando do item, é que ele manifeste, ao assinar a resposta correta, que compreendeu o argumento do outro”, explicou.
Além do presidente do Inep, a Câmara dos Deputados planeja realizar uma audiência pública conjunta envolvendo as comissões de Educação, Fiscalização Financeira e Agricultura para ouvir o ministro da Educação, Camilo Santana.
As questões do Enem têm sido alvo de críticas, especialmente por parte da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A segunda etapa do Enem está marcada para ocorrer neste domingo (12/11), quando os candidatos responderão a questionamentos relacionados a ciências da natureza e matemática. O debate em torno da polarização ideológica e a análise das questões do exame continuam sendo pautas relevantes nas discussões educacionais do país.