Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Prefeitura de Manaus intensifica recuperação asfáltica no Nova Esperança e melhora mobilidade na zona Oeste
    • Prefeitura de Manaus participa de oficina com foco na atenção à saúde bucal da pessoa idosa em Recife
    • HUGV destina mais de seis toneladas de resíduos à reciclagem e reforça coleta seletiva por meio de campanha
    • Festival de Parintins 2026: PC-AM amplia atendimento policial com Delegacia do Turista no Bumbódromo
    • Prefeitura de Manaus alerta para os últimos dias de inscrição no ‘Minha Casa, Minha Vida’
    • Diagnóstico molecular do sarampo é tema de treinamento para profissionais da rede laboratorial do Amazonas
    • El Niño: Sindarma pede redução no ICMS do diesel para enfrentar seca deste ano
    • Prefeitura soma mais de 1,6 mil ações fiscais de janeiro a maio para ordenamento urbano na capital
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Saúde»Diagnóstico molecular do sarampo é tema de treinamento para profissionais da rede laboratorial do Amazonas
    Saúde

    Diagnóstico molecular do sarampo é tema de treinamento para profissionais da rede laboratorial do Amazonas

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM24 de junho de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Capacitação reúne especialistas nacionais e internacionais para atualização de protocolos e aprimoramento da resposta laboratorial às doenças imunopreveníveis

    A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participa, até esta quarta-feira (24/06), do treinamento em Diagnóstico Molecular para Detecção do Vírus do Sarampo com o Kit Bio-Manguinhos VS/VR e Metodologia de RT-PCR em Tempo Real. A atividade reúne especialistas do Ministério da Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

    A programação, iniciada na terça-feira (23/06), conta com a participação de profissionais dos Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) do Acre, Rondônia, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Sul e do município de Tabatinga. Também integram o treinamento representantes da Vigilância Epidemiológica, da área de Imunização, dos laboratórios distritais, da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

    A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, ressalta que a qualificação da rede laboratorial contribui para a detecção precoce de casos suspeitos de sarampo e amplia a capacidade de resposta da vigilância em saúde. “A atualização contínua dos profissionais e das metodologias diagnósticas amplia a sensibilidade da vigilância, favorecendo a identificação rápida da circulação viral e subsidiando ações de controle e prevenção em saúde pública”, pontua Tatyana Amorim.

    Com o avanço de surtos expressivos de sarampo na região das Américas e o registro de casos importados no Brasil, a coordenação de imunização da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) reforça a necessidade de intensificar as ações de diagnóstico em Manaus. Segundo a especialista da instituição, Franciele Fontana, a capacitação técnica em biologia molecular é o caminho para blindar as fronteiras sanitárias do país.

    “Este reforço na área de biologia molecular é extremamente importante para que possamos dar uma resposta, oportuna e adequada, a qualquer caso de sarampo que possa entrar no Brasil. Capacitar os profissionais para o diagnóstico é essencial para garantir uma resposta rápida e integrada entre vigilância, imunização e laboratório, fortalecendo a capacidade de conter a disseminação do vírus”, enfatiza Franciele Fontana.

    O processo de interiorização dessa tecnologia foi apontado pelo diretor do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas, Marco Aurélio, como um marco estratégico para a segurança sanitária do país. “A descentralização do diagnóstico molecular do sarampo representa um avanço importante para a vigilância em saúde no Brasil. Quando capacitamos profissionais e levamos essa metodologia para regiões remotas e de fronteira, reduzimos o tempo de resposta para identificar casos suspeitos e fortalecemos as ações de controle da doença”, salienta.

    Para o representante do Laboratório de Fronteira de Tabatinga (Lafron), Marcelo Ferreira, o reflexo prático dessa descentralização será sentido diretamente nos municípios do interior do estado, especialmente nas áreas fronteiriças, onde o fluxo migratório é constante. “É uma grande honra participar deste treinamento e levar esse conhecimento para Tabatinga. A implementação do diagnóstico molecular para sarampo no Laboratório de Fronteira vai fortalecer o atendimento em uma região estratégica, marcada pela intensa mobilidade de pessoas”, enfatiza Marcelo Ferreira.

    O treinamento técnico encerra suas atividades com simulações práticas de análise laboratorial e alinhamento de fluxos de notificação imediata. A expectativa é que, a partir da atualização das equipes, a rede de saúde do Amazonas reduza significativamente o tempo de processamento das amostras biológicas coletadas na região amazônica, consolidando as barreiras de contenção contra o avanço de vírus importados.

    FOTOS: Cristina Silva / FVS-RCP

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Prefeitura de Manaus participa de oficina com foco na atenção à saúde bucal da pessoa idosa em Recife

    24 de junho de 2026

    HUGV destina mais de seis toneladas de resíduos à reciclagem e reforça coleta seletiva por meio de campanha

    24 de junho de 2026

    SES-AM recebe reconhecimento nacional por excelência em Governança Clínica e desempenho em unidades de terapia intensiva

    23 de junho de 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2026 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.