O prefeito em exercício do município de Envira no Amazonas (distante 1.206 quilômetros da capital), decretou na tarde desta segunda-feira (4), situação de emergência por conta da cheia. Cerca de 200 famílias já estão sendo afetadas na Zona Rural e Urbana daquele município.
De acordo com o secretário da Defesa Civil de Envira, Ismael Dutra, a cota do rio já está em 16,25 metros. Para dar suporte as famílias, também foram determinadas a organização de abrigo públicos para atender as famílias atingidas.
“Estamos sofrendo nos últimos dias essa cheia que não era esperada, mas acabou enchendo muito rápido. Nós tivemos a maior cheia de todos os tempos em 2021 quando nós atingimos a cota de 17,37 metros. Hoje nós temos 90% da Zona Rural do município atingida pela enchente. Temos todas as aldeias indígenas afetadas”, destacou Ismael Dutra.
Duas escolas municipais foram disponibilizadas para as famílias mais atingidas. Um gabinete de crise presidido pela Defesa Civil vai monitorar diariamente a cheia do rio.
AMPOST