Distribuição de espécies reforça ações de sustentabilidade e conservação ambiental
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) distribuiu 350 mudas de plantas frutíferas, medicinais e ornamentais durante a 24ª edição do Governo Presente, realizada neste sábado (11/10), no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) João dos Santos Braga, no bairro Nova Cidade, na zona norte de Manaus. A ação integra as iniciativas de sustentabilidade e educação ambiental promovidas pelo Governo do Amazonas, com foco no estímulo à arborização urbana.
Entre as espécies distribuídas estavam plantas frutíferas, como mangueira (Mangifera indica), cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum), aceroleira (Malpighia emarginata), rambutaneira ou rambutão (Nephelium lappaceum) e açaí (Euterpe oleracea); plantas ornamentais, como pampolha hibisco (Hibiscus rosa-sinensis), coleus (Coleus scutellarioides), popularmente conhecido como coração-magoado, dracena vermelha (Dracaena marginata), e onze-horas (Portulaca grandiflora); e plantas medicinais, como pampolha hibisco (Hibiscus rosa-sinensis).
As mudas foram doadas pelo Viveiro Municipal de Manaus, administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (SemmasClima).
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, destacou que a distribuição de mudas aproxima a população das práticas de cuidado com o meio ambiente e fortalece ações de conservação. “Os plantios dessas espécies impulsionam a arborização, ornamentam varandas ou quintais e permitem a utilização de plantas medicinais como método alternativo no tratamento de doenças, algo muito cultural na nossa região”, afirmou.
Além da distribuição de mudas, a Gerência de Protocolo (GEPR) do Ipaam também participou do Governo Presente, oferecendo atendimento direto à população e aos empreendedores. A equipe orientou sobre licenciamento ambiental, outorga de uso de recursos hídricos, declarações de inexigibilidade, solicitações de nada consta e denúncias ambientais.
Canal de contato
O Ipaam mantém um canal exclusivo para o recebimento de denúncias de crimes ambientais, por meio do WhatsApp (92) 98557-9454, vinculado à Gerência de Fiscalização Ambiental (Gefa). As operações de combate ao desmatamento ilegal permanecem intensificadas para proteger a fauna silvestre e assegurar a conservação da biodiversidade amazônica.
FOTO: Moisés Henrique/Ipaam