Mobilização “Eu Reciclo HUGV” marca o Junho Verde e busca ampliar a conscientização sobre reciclagem na instituição
Manaus (AM) – O Junho Verde, campanha nacional dedicada à conscientização ambiental, reforça a importância de iniciativas voltadas à sustentabilidade. No Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), vinculado à rede HU Brasil, a data ganha destaque com o lançamento da campanha “Eu Reciclo HUGV”, que busca ampliar a conscientização da comunidade hospitalar sobre a destinação correta dos resíduos.
Atualmente, a instituição gera cerca de 15 toneladas de resíduos por mês, entre comuns e infectantes. Desse total, aproximadamente 10% são destinados à reciclagem. Entre agosto de 2025 e abril de 2026, período monitorado pelo Setor de Hotelaria Hospitalar, mais de seis toneladas de materiais recicláveis foram encaminhadas para reaproveitamento.
Caixas de papelão de insumos médico-hospitalares, bombonas plásticas utilizadas no serviço de diálise, papéis de rascunho e copos descartáveis compõem a maior parte dos materiais recicláveis gerados pelo hospital. Em vez de seguirem para aterros sanitários, esses resíduos passam a integrar a cadeia da reciclagem.
“A destinação de mais de seis toneladas de materiais recicláveis representa um marco histórico de maturidade institucional e responsabilidade socioambiental. Esse resultado reflete o forte compromisso do HUGV com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar da nossa comunidade”, destaca a chefe do Setor de Hotelaria Hospitalar do HUGV, Rosimeire Oliveira.
Coleta seletiva presente em todo o hospital
A coleta seletiva ocorre diariamente nos setores e unidades do HUGV. Para ampliar a participação dos colaboradores, o hospital está implantando 70 lixeiras azuis destinadas à coleta de papel. Muitas delas já foram distribuídas em áreas administrativas e assistenciais. A iniciativa integra as estratégias da instituição para facilitar a separação correta dos resíduos nos diferentes setores e ampliar os índices de reciclagem.
Além disso, o hospital conta com pontos de coleta específicos para diferentes tipos de materiais. Após a coleta, os resíduos são encaminhados ao abrigo de recicláveis da unidade, onde permanecem armazenados até a retirada por cooperativas parceiras. Essas organizações são responsáveis pela destinação ambientalmente adequada dos materiais.
O HUGV mantém ações em parceria com associações de reciclagem, como a Cooperativa Aliança, fortalecendo a inclusão social por meio da geração de renda para trabalhadores vinculados às cooperativas. Paralelamente, o Setor de Hotelaria Hospitalar conduz o processo de habilitação de outras cooperativas de catadores para formalização de Termos de Cooperação, ampliando as ações de gestão sustentável dos resíduos produzidos pela instituição.
Sensibilização é o principal desafio
Embora os resultados sejam positivos, o maior desafio continua sendo a conscientização no ambiente hospitalar. Para enfrentar essa realidade, o HUGV promove treinamentos periódicos voltados às equipes próprias e terceirizadas. As capacitações abordam a correta segregação dos resíduos e os procedimentos necessários para garantir a segurança e a sustentabilidade das operações.
“A reciclagem depende diretamente da participação das pessoas. Por isso, nosso maior investimento é na sensibilização e na educação ambiental. Esta é uma missão que exige cultivar, em nossa comunidade, o sentimento de pertencimento, transformando a gestão ambiental em uma responsabilidade genuinamente compartilhada e participativa”, afirma Rosimeire.
Campanha “Eu Reciclo HUGV” mobiliza comunidade hospitalar
Como parte das ações do Mês do Meio Ambiente, o HUGV realizará a campanha “Eu Reciclo HUGV” para sensibilizar colaboradores, estudantes, residentes, pacientes e usuários sobre a importância da correta separação dos resíduos. A programação ocorrerá de 30 de junho a 2 de julho, com estandes, ações educativas, blitz orientativas e o desfile ReciFashion, que apresentará figurinos confeccionados a partir de materiais recicláveis gerados no próprio hospital.
Entre as próximas ações previstas está uma campanha de conscientização para redução do consumo de copos descartáveis, incentivando o uso de copos e garrafas reutilizáveis. “É por meio de iniciativas como essas que a nossa instituição demonstra como um hospital pode e deve atuar como um poderoso agente de transformação ambiental e social. Assim, evidenciamos que a responsabilidade socioambiental não se restringe a um único setor, mas representa um compromisso coletivo, no qual o engajamento diário de cada indivíduo contribui para a construção do legado sustentável do HUGV”, conclui Rosimeire.
Sobre a HU Brasil
O HUGV-Ufam faz parte da Rede HU Brasil desde 2013. A estatal foi criada por meio da Lei nº 12.550/2011, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. Em 2026, em um reposicionamento junto à sociedade, ao mercado e instituições parceiras, passou a ter um novo nome, que carrega sua essência: HU Brasil. A estatal é responsável pela administração de 47 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação, apoiando e impulsionando suas atividades de assistência, pesquisa e inovação por meio de uma gestão de excelência.
SERVIÇO:
O que: Campanha ‘Eu reciclo HUGV’.
Quando: 30 de junho a 2 de julho, a partir de 9h.
Onde: HUGV/Ufam – Rua Tomás de Vila Nova, nº 4 (esquina com a Álvaro Maia).
Fotos: HUGV-Ufam




