A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 53ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Santo Antônio do Içá (a 880 quilômetros da capital), cumpriu, na quinta-feira (08/05), mandado de prisão preventiva de um homem, de 37 anos, por favorecimento a prostituição da própria filha, de 9 anos. A prisão ocorreu em um mercado do município.
A ação faz parte da Operação Caminhos Seguros, que é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem como objetivo combater e prevenir todo tipo de violência contra crianças e adolescentes.
De acordo com o delegado Ubiratan Farias, da 53ª DIP, as investigações iniciaram quando o Conselho Tutelar do município, acompanhado da vítima e de sua genitora, compareceu à delegacia e denunciou o crime.
“A vítima passou por escuta especializada no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, e contou que, no dia do crime, estava brincando na rua quando seu pai chegou em uma motocicleta e ela pediu cinco reais a ele. Em resposta, o homem pediu para que a vítima subisse na garupa e a levou para uma área de mata”, falou o delegado.
Segundo o delegado, a vítima relatou, ainda, que no local o homem ofereceu 20 reais em troca de “ela fazer o que ele quisesse”. A vítima, assustada com a situação, fugiu imediatamente e o indivíduo foi atrás dela, a puxou pelo cabelo e pelo corpo, deixando marcas.
“A criança passou por exames periciais que constataram as marcas no corpo. Para garantir a segurança dela, solicitamos a prisão preventiva do homem e cumprimos o mandado quando o localizamos em um mercado de Santo Antônio do Içá”, contou o delegado
Procedimento
O homem responderá por favorecimento a prostituição e ficará à disposição da Justiça.
Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM)