A vítima relatou sofrer ameaças e violência psicológica, coação por familiares do réu
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 46ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Boa Vista do Ramos (a 271 quilômetros de Manaus), em conjunto com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), cumpriu, nesta quinta-feira (16/10), mandado de prisão preventiva contra um homem, de 39 anos, pelos crimes de tentativa de feminicídio e descumprimento de medidas protetivas impostas em favor de sua ex-companheira, de 28 anos.
De acordo com o delegado Vinícius Freires, o crime ocorreu na madrugada do dia 9 de outubro de 2024, por volta da 1h, quando a vítima foi trancar a porta de sua casa. Nesse momento, um homem passava pela rua e ela perguntou se ele havia visto seu ex-companheiro, suspeitando que ele estivesse vigiando sua residência.
“A vítima ouviu um barulho vindo dos fundos da casa e viu que o autor havia arrombado a porta. Em seguida, ele correu atrás dela com um terçado, aparentando estar sob efeito de álcool. A mulher conseguiu fugir para pedir ajuda, enquanto o autor subtraiu o celular dela e fugiu do local”, relatou o delegado.
Ainda conforme a autoridade policial, o homem vinha descumprindo medidas protetivas impostas pela Justiça. Durante audiência judicial referente a processo conexo a vítima relatou sofrer ameaças e violência psicológica, coação por familiares do réu.
“Durante essa audiência, ela, também, relatou que além da convivência forçada, ele retinha seu celular e a impedia de sair de casa e trabalhar, com base nisso, o Ministério Público representou pela prisão preventiva do indivíduo, que foi deferida pelo Judiciário e cumprida, nesta quinta-feira, pela equipe policial no momento em que ele estava em seu local de trabalho”, informou Vinícius Freires.
Procedimentos
O homem responderá pelos crimes de tentativa de feminicídio e descumprimento de medidas protetivas de urgência, no contexto de violência doméstica e familiar. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.
FOTO: Divulgação/PC-AM.