Pesquisa divulgada neste domingo (21) pelo Ipec aponta avaliação negativa da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por parte dos brasileiros nas áreas de Segurança Pública e Saúde. Segundo o levantamento, 42% dos entrevistados consideram como ruim ou péssima a atuação do governo nessas duas áreas. Em Segurança Pública, 28% consideram o desempenho do governo como regular e 27% como bom ou ótimo. Na Saúde, 30% a classificam como regular e 29% como bom ou ótimo.
A política educacional do governo Lula recebeu avaliações mais positivas, com 38% dos brasileiros considerando como boa ou ótima a atuação do governo nessa área. Esse é o único setor que apresenta um saldo positivo na avaliação.
A pesquisa também apontou uma preocupação crescente com questões econômicas, como o combate à inflação e o aumento do desemprego. A inflação, em particular, é vista como um dos principais problemas, com 46% dos entrevistados avaliando negativamente a abordagem do governo nesse aspecto.
A pesquisa, realizada entre os dias 4 e 8 de abril, entrevistou 2.000 eleitores de 129 municípios, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%. O levantamento feito pelo Ipec em março mostrou que 33% dos entrevistados avaliaram o governo Lula como ótimo e bom. Naquele mês, a avaliação negativa (ruim ou péssimo) foi de 32% e o grupo que avaliava o governo como regular chegou a 30%.
Jovem Pan