Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Festival de Parintins 2026: Caravana Azulada chega a Parintins para fortalecer espetáculo do Boi Caprichoso
    • FVS-RCP amplia acesso à prevenção durante o Governo Presente
    • Prefeito de Iranduba amplia contratos com empresa de eventos e mantém valores ocultos
    • Governo Presente: Sejusc entrega R$ 23 mil em linhas de crédito e garante acesso gratuito a documentos
    • Defensoria do Amazonas é destaque em Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Família
    • Governador Roberto Cidade acompanha serviços e entregas do Governo Presente para zona oeste de Manaus
    • Festa dos Visitantes 2026: Reserva on-line de pulseiras esgota em menos de 2 horas
    • Festival de Parintins 2026: Com casas decoradas, famílias mantêm tradição para receber Boi de Rua neste sábado
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Manaus»Prefeitura de Manaus capacita rede municipal para notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho
    Manaus

    Prefeitura de Manaus capacita rede municipal para notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM7 de outubro de 2025Nenhum comentário2 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A Prefeitura de Manaus iniciou, nesta terça-feira, 7/10, na Unidade de Saúde da Família (USF) Deodato de Miranda Leão, bairro da Glória, zona Oeste, uma série de treinamentos para profissionais da rede municipal de saúde com o objetivo de qualificar as informações de doenças e agravos relacionados ao trabalho.

    O treinamento, coordenado pelo Distrito de Saúde (Disa) Oeste, reuniu profissionais de cinco Unidades de Saúde, que receberam orientações sobre o preenchimento da ficha de notificação de doenças e agravos relacionados à saúde do trabalhador e da trabalhadora.

    A gerente de Vigilância em Saúde do Disa Oeste, enfermeira Rúbia Medeiros, explicou que os profissionais de saúde realizam o preenchimento das fichas de notificações de agravos e encaminham para técnicos do Distrito de Saúde, que qualificam as informações e inserem no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan/Ministério da Saúde).

    “A partir deste Sistema de Informação, é possível obter as informações sobre os indicadores em saúde do trabalhador e identificar de forma mais exata quais doenças estão atingindo os trabalhadores, em quais profissões e em que tipos de atividade mais adoecem. Diante destas informações, os gestores de saúde planejam ações de prevenção e intervenção nos diversos ambientes de trabalho”, informou a gerente.

    O treinamento seguirá com novas turmas ao longo do mês de outubro, tendo o apoio da área técnica de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Disa Oeste, e será direcionado para técnicos de enfermagem, médicos, enfermeiros e outros profissionais que realizam a notificação de agravos e atuam em Unidades de Saúde nos bairros da zona Oeste de Manaus. As próximas seis etapas estão programadas para os dias 8, 13, 14, 16, 21 e 23/10.

    O treinamento, conforme explica Rúbia Medeiros, vai abordar os dez principais agravos relacionados ao trabalho, dando ênfase ao acidente de trabalho, acidente de trabalho com exposição à material biológico e intoxicação exógena.

    “A programação foi idealizada como forma de despertar nos profissionais de saúde um olhar mais atento aos usuários da rede para identificação dos acidentes e agravos relacionados ao trabalho. Além de qualificar as informações, é uma forma de fortalecer a rede de notificações em uma estratégia que vai permitir que se tenha informações mais exatas sobre a situação da saúde do trabalhador e da trabalhadora no município de Manaus”, destacou a gerente.

    Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa

    Foto – Divulgação / Semsa

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Defensoria do Amazonas é destaque em Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Família

    20 de junho de 2026

    Prefeitura de Manaus revitaliza bancos da Estação Arena e amplia conforto para usuários do transporte coletivo

    19 de junho de 2026

    Defesa Civil de Manaus recebe representantes de Porto Velho para intercâmbio de experiências

    19 de junho de 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2026 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.