Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Split payment e o risco real de interromper o faturamento das empresas
    • Reclamação Pré-Processual: TRT-11 media novo acordo coletivo entre Oliveira Energia e sindicato dos trabalhadores do setor elétrico
    • Prefeitura de Manaus une cultura geek, tecnologia e solidariedade no ‘Matsuri Tecnogame’ 2026 na Ponta Negra
    • BB agenda leilões de imóveis com diferentes modalidades de venda
    • André Piunti firma parceria entre Flowinvest e Piunti Records para impulsionar mercado de royalties musicais no Brasil
    • ‘Conexão Cabocla’ leva a força cultural de Parintins ao Ceará em intercâmbio inédito entre Amazônia e Nordeste
    • Norte e Nordeste lideram crescimento proporcional de pizzarias no Brasil e ganham espaço no setor, aponta estudo da Apubra
    • Festival de Parintins 2026: Boi de Rua reúne gerações de torcedores do Caprichoso nas ruas de Parintins
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Manaus»Prefeitura de Manaus promove ações para o autocuidado e saúde mental
    Manaus

    Prefeitura de Manaus promove ações para o autocuidado e saúde mental

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM18 de setembro de 2025Nenhum comentário4 Mins Read
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta quinta-feira, 18/9, na Unidade de Saúde da Família (USF) Silvio Santos, bairro Compensa, zona Oeste, atividades de Práticas Integrativas e Complementares (Pics), com meditação direcionada para profissionais de saúde e roda de conversa em sala de espera, abordando a importância da saúde mental.

    A assistente social Elizabeth Modernel, uma das coordenadoras da atividade, explicou que a unidade de saúde tem aproveitado o “Setembro Amarelo”, campanha que marca o “Mês de Prevenção ao Suicídio e de Valorização da Vida”, para reforçar as ações em saúde mental que ocorrem durante o ano todo, promovendo o autocuidado físico e mental.

    “A nossa mensagem principal na campanha deste ano é sobre a importância da escuta e acolhimento durante o ano inteiro”, contou Elizabeth Modernel.

    A USF também tem desenvolvido ações com foco no tema “Trabalho e Saúde Mental”, destacando a necessidade de cuidar de quem executa o trabalho na área de saúde. “A ideia é estimular a reflexão sobre a importância do trabalho como fonte de satisfação, questionar se o servidor enxerga o que o trabalho traz de bom, não somente em questão de subsistência, mas também nos benefícios que proporciona para as pessoas que ele atende”, explicou Elizabeth Modernel.

    A assistente social ainda lembrou que o profissional de saúde recebe diferentes demandas de um grande número de pessoas diariamente, o que, de um jeito ou de outro, tem impacto na saúde física e mental.

    “A gente sabe que o profissional de saúde cuida dos outros, mas muitas vezes não cuida dele mesmo, e vai acumulando problemas, mentalmente e fisicamente. Mas, para atender da melhor forma possível todas as demandas dos usuários do serviço de saúde, que chegam com cargas positivas ou negativas, com insatisfações, o trabalhador precisa de cuidado também”, afirmou Elizabeth.

    A prática de meditação na USF Silvio Santos foi conduzida pela enfermeira Andrea Nunes Monteiro. Ela explicou que, além de meditação, a USF oferece aos pacientes e servidores práticas integrativas como auriculoterapia (técnica da medicina chinesa com efeitos positivos no controle de questões como dores crônicas), reiki (prática terapêutica que promove o equilíbrio energético para o bem-estar físico e mental) e práticas corporais, como alongamento.

    “As pessoas chegam procurando atendimento médico ou outros serviços de saúde, e algumas já apresentando ansiedade e angústias. As práticas integrativas como a meditação ajudam no equilíbrio, autocontrole, calma e autoconhecimento, o que permite um melhor controle de pensamentos e da ansiedade”, explicou Andrea Monteiro.

    Para Ada Silva de Souza, que há 15 anos atua como Agente Comunitária de Saúde (ACS), acompanhando equipes de Saúde da Família, a promoção de ações de saúde mental direcionadas para profissionais contribuem para que o atendimento à população seja feito com mais qualidade.

    “Atividades como a meditação são um bom incentivo para o trabalhador. A gente lida diariamente com pessoas, que muitas vezes chegam nervosas, com dificuldades e doentes. Então, para ajudar todos eles, precisamos ter uma boa saúde mental, ter autocontrole para ajudar a reduzir a ansiedade, não prejudicar a própria saúde e buscar resolutividade no atendimento à população”, afirmou Ada Souza.

    Campanha

    “Se precisar, peça ajuda!” é o tema da campanha “Setembro Amarelo”, que marca o “Mês de Prevenção ao Suicídio e de Valorização da Vida” e integra o calendário oficial do município de Manaus, de acordo com a Lei nº 2.434, de 10 de maio de 2019. Instituída também no âmbito da Organização Mundial de Saúde (OMS), a campanha pretende ampliar o debate sobre a prevenção ao suicídio e a relação entre transtornos mentais e o suicídio.

    Em Manaus, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio das Unidades de Saúde, vem executando durante o mês uma série de ações para atender servidores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades incluem palestras, rodas de conversa, exibição de filmes, exposição, oferta de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), teatro de fantoches, oficina de artes e distribuição de material informativo.

    Texto – Eurivânia Galúcio/Semsa

    Foto – Divulgação/Semsa

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Prefeitura de Manaus une cultura geek, tecnologia e solidariedade no ‘Matsuri Tecnogame’ 2026 na Ponta Negra

    22 de junho de 2026

    Prefeitura de Manaus desobstrui rede de drenagem no São Lázaro e reforça segurança da infraestrutura urbana

    22 de junho de 2026

    Defensoria do Amazonas é destaque em Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Família

    20 de junho de 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2026 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.