Como forma de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta segunda-feira, 12/5, a abertura da campanha “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes da violência sexual”. O evento aconteceu na escola municipal Gilberto Rodrigues dos Santos, localizada no conjunto Viver Melhor, bairro Lago Azul, zona Norte da capital.
A Semed, nos últimos anos, intensificou as ações de Prevenção e Enfrentamento da Violência Sexual Infantojuvenil, que é uma das piores formas de violação de direitos humanos das crianças e dos adolescentes. Completando 25 anos, neste ano, a campanha visa a mobilização externa com o objetivo de sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes de Manaus.
O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, explicou que esse tipo de cuidado é natural na atual gestão, e que a campanha serve como reforço para ações que são realizadas durante todo ano. “Esse cuidado com as nossas crianças e adolescentes faz parte da rotina da Prefeitura de Manaus. A escola é um canal acessível, onde a criança encontra escuta, acolhimento e atendimento técnico especializado. Vamos seguir avançando no combate a esse tipo de violência, com a participação de toda a rede de proteção”, destacou.
Desde o dia 5 de maio, as unidades de ensino realizam atividades pedagógicas de orientação e prevenção à violência sexual. As atividades realizadas pelas escolas tem sido uma excelente estratégia para prevenir e enfrentar a violência sexual infanto-juvenil.
As atividades escolares alusivas ao 18 de maio são mediadas por recursos lúdicos, sob a direção dos profissionais da educação e demais profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente. Tais ações buscam evitar a vitimização e a revitimização decorrentes das práticas constitutivas da violência sexual e outras violações em decorrência da violência sexual.
O estudante Marcos Vinícius Souza, do 9º ano, ressaltou a importância da campanha. “Muitas pessoas foram abusadas na infância e acham que é algo raro, mas infelizmente acontece com frequência. Essa campanha ajuda a dar voz a quem precisa e mostra que existe apoio. A escola e o conselho tutelar são fundamentais nesse processo”, afirmou.
Neste ano, a rede municipal de ensino contará com apoio da Operação Caminhos Seguros, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que tem como missão proporcionar uma resposta rápida e eficiente no combate aos crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes; envolvendo ações dos governos federais, estaduais e municipais, com foco nos locais de maior vulnerabilidade, perante a sociedade em geral, em parceria com a comunidade, possibilitando soluções integradas por meio dos serviços públicos de segurança ostensiva, judiciária e inteligência, em nível de excelência.
Ao todo, 23 escolas da capital, localizadas em regiões com altos índices de violência sexual, receberão palestras e atividades promovidas pela equipe da operação.
De acordo com o professor Luiz Oliveira, chefe da Divisão de Apoio à Gestão Educacional (Dage), a capacitação dos profissionais é parte essencial da campanha. “Formamos novos assessores com o apoio do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM) e do Ministério Público. Esses profissionais vão atuar diretamente nas escolas, promovendo rodas de conversa e escuta ativa com crianças, adolescentes e toda a comunidade escolar”, pontuou.
A campanha Faça Bonito segue com a programação em diversas unidades de ensino ao longo do mês de maio, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18.
— — —
Texto – Alexandre Abreu/Semed