Close Menu
Fatos Amazonas
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Trending
    • Vai a Parintins? Especialistas do HUGV orientam brincantes sobre cuidados com a saúde antes, durante e após a festa
    • Patrulhamento Ambiental realiza resgates de animais silvestres e ocorrências por perturbação do sossego na capital
    • Evento gratuito debate os desafios de acesso ao transplante renal para pacientes de alta complexidade
    • Super Terminais é o único patrocinador oficial do Festival de Parintins a apoiar diretamente as escolinhas dos bois
    • Thiago Abrahim entrega mais de R$ 500 mil em implementos agrícolas para fortalecer produção rural de Urucará
    • Defensoria do Amazonas é destaque em Encontro Nacional de Defensoras e Defensores Públicos de Família
    • Split payment e o risco real de interromper o faturamento das empresas
    • Reclamação Pré-Processual: TRT-11 media novo acordo coletivo entre Oliveira Energia e sindicato dos trabalhadores do setor elétrico
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Fatos AmazonasFatos Amazonas
    • Início
      • Quem Somos
    • Manaus
      • famosos
      • Educação
      • Polícia
      • Política
      • Prefeitura de Manaus
      • Saúde
      • Tecnologia
      • Turismo
    • Amazonas
      • Governo do Amazonas
    • Brasil
    • Mundo
    • Esporte
    • Contato
    Fatos Amazonas
    Home»Manaus»Prefeitura reforça papel dos profissionais de saúde na erradicação do sub-registro civil de nascimento
    Manaus

    Prefeitura reforça papel dos profissionais de saúde na erradicação do sub-registro civil de nascimento

    Redação Fatos AMBy Redação Fatos AM24 de agosto de 2023Nenhum comentário4 Mins Read
    Fotos - Divulgação/Semsa
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Com o objetivo de discutir ações de promoção de saúde e reduzir a morbimortalidade materna, infantil e fetal na capital, a Prefeitura de Manaus iniciou, na quarta-feira, 23/8, a programação dos Fóruns de Vinculação das Gestantes em todos os distritos gerenciados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A erradicação do sub-registro civil de nascimento e a ampliação do acesso à documentação básica também são temas do evento. 

    A programação  foi aberta  no auditório da Universidade Paulista (Unip) com a participação de médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, assistentes sociais e gestores do Distrito de Saúde Oeste (Disa Oeste) e das maternidades da rede estadual e municipal de saúde.

    A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Lúcia Freitas, explica que os fóruns costumam acontecer, uma vez a cada quadrimestre, para que os profissionais da rede de saúde pública possam discutir e alinhar ações relacionadas ao ciclo gravídico puerperal.

    “Os fóruns de vinculação são realizados três vezes ao ano e esses eventos são espaços onde são discutidas as ações de saúde desenvolvidas em atenção ao binômio mãe-bebê, com o objetivo de reduzir a morbimortalidade materna, infantil e fetal em Manaus. São  encontros  essenciais para a análise de estratégias e pactuação de ações, visando a redução de possíveis gargalos na rede de atenção à saúde”, acentua Lúcia.

    Documentação básica

    A inclusão das discussões para erradicação do sub-registro civil de nascimento e a ampliação do acesso à documentação básica foram pautas solicitadas pelo Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica.

    A técnica da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Mara Nogueira Varela, explica que, no fórum, o enfoque  será o registro civil de nascimento como o primeiro passo para a cidadania, a ser trabalhado junto aos profissionais da saúde, que têm um papel fundamental para orientar as mulheres no pré-natal sobre a sua própria documentação e a documentação do companheiro.

    “A proposta é que o profissional de saúde verifique se essa usuária e o seu parceiro têm RG, por exemplo. Porque a falta dessa documentação vai impedir que  a certidão de nascimento do seu filho seja emitida, o que vai dificultar que a criança tenha acesso a uma série de direitos e políticas públicas”, explica.

    O sub-registro civil de nascimento acontece quando uma criança não é registrada no próprio ano do nascimento ou no 1º trimestre do ano seguinte. O Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica tem o objetivo de garantir o acesso a uma série de direitos criando uma intervenção articulada entre órgãos públicos e instituições de direitos humanos.

    Programação

    Além da necessidade da documentação básica, os encontros também discutirão as boas práticas no pré-natal com ênfase no atendimento humanizado de gestantes indígenas na Comunidade Parque das Tribos, a experiências exitosas do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)  e sobre os  sinais de trabalho de parto ativo.

    A programação dos fóruns de vinculação à gestante continua nesta quinta-feira, 24/8, no auditório do Centro  de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), da zona Leste, na avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira.

    Na próxima quinta-feira, 31/8, será a vez dos profissionais de saúde vinculados ao Disa Sul, no auditório da Fametro, na rua Professor Ernani Simão, no bairro Cachoeirinha. E no dia 1º/9, o Distrito Norte discutirá  suas propostas no auditório do Cetam do bairro Cidade Nova, na avenida Marginal Esquerda. A programação do Disa Rural está prevista para a primeira quinzena de setembro.

    — — —

    Texto – Tânia Brandão/Semsa

    Compartilhe isso:

    • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
    • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

    Relacionado

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp Reddit Tumblr Email
    Redação Fatos AM
    • Website

    Related Posts

    Patrulhamento Ambiental realiza resgates de animais silvestres e ocorrências por perturbação do sossego na capital

    22 de junho de 2026

    Prefeitura de Manaus une cultura geek, tecnologia e solidariedade no ‘Matsuri Tecnogame’ 2026 na Ponta Negra

    22 de junho de 2026

    Prefeitura de Manaus desobstrui rede de drenagem no São Lázaro e reforça segurança da infraestrutura urbana

    22 de junho de 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    Nossas Redes
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    Publicidade
    Demo
    Comentários
      Fatos Amazonas
      Facebook X (Twitter) Instagram
      © 2026 FatosAM. Todos os direitos reservados. Mantido por Jota Conecta

      Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.