Com atrações que vão além da exposição de barcos, o maior evento náutico da Bahia integra lazer e experiências que estimulam a cultura náutica. De 30 de outubro a 2 de novembro, na Bahia Marina, o evento vai promover aulas teóricas de vela por meio da i9Vela, projeto social que já beneficiou mais de mil jovens de comunidades do entorno da Baía de Todos-os-Santos. Outro atrativo aos visitantes serão passeios a bordo do veleiro Marujo’s. Os ingressos para o evento estão disponíveis no site oficial: www.salvadorboatshow.com.br.
Outubro, 2025 — A Baía de Todos-os-Santos recebe, de 30 de outubro a 2 de novembro, a segunda edição do Salvador Boat Show, na Bahia Marina, maior evento náutico do Estado. Além de reunir inúmeras novidades desde barcos de entrada até lanchas de luxo, terá exposição carros superesportivos, motos aquáticas, equipamentos e acessórios. O Boat Show amplia as atrações ao trazer experiências que envolvem lazer com cultura e educação. A i9Vela, organização sem fins lucrativos, vai oferecer aulas teóricas que abordam desde conceitos básicos sobre o mar, como a formação dos ventos, ondas e marés até noções de segurança e fundamentos da navegação, como partes do barco, montagem e manuseio das velas.
As atividades acontecerão ao longo de todo o evento, com apresentações contínuas durante o dia e aulas teóricas à noite. Recebe crianças a partir de 8 anos, adolescentes e adultos.
O projeto já formou mais de mil crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, moradores de 23 comunidades do entorno da Baía de Todos-os-Santos.
“O objetivo das aulas é ampliar o acesso ao universo da navegação e mostrar que velejar é uma prática possível, segura e transformadora para todos os perfis de público. Ao aprender sobre o vento, a navegação e as regras do mar, o participante descobre mais do que técnica, encontra identidade e pertencimento. A i9Vela tem orgulho de estar na linha de frente desse movimento, mostrando que a cultura náutica é um direito de todos e que cada velejada na Baía de Todos-os-Santos escreve um novo capítulo de representatividade e esperança”, afirma Juan Carlos Barros Sobral, coordenador da i9Vela.
Outra atração do Salvador Boat Show será o passeio gratuito a bordo do veleiro Marujo’s, comandado por Wallace Wicks, navegador com mais de 40 anos de experiência em travessias oceânicas. Serão duas saídas por tarde, das 15h às 16h e das 17h às 18h, com duração de uma hora e capacidade para até dez pessoas por embarcação. O roteiro contempla o pôr do sol no Farol da Barra, um dos cartões-postais mais emblemáticos e encantadores de Salvador.
Antes do embarque, os participantes recebem orientações e coletes salva-vidas, e durante a navegação aprendem noções básicas sobre a vela oceânica e a história náutica de Salvador. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas no site do evento.
“Uma ação especial que integra essa parceria é a experiência com os alunos do Instituto de Cegos da Bahia. A bordo do Marujo’s, oferecemos a eles uma vivência sensorial, guiada por sons, toques e pela força do vento, que desperta novas percepções e uma conexão genuína com o mar. A proposta é ampliar o acesso, promover inclusão e mostrar que o ambiente náutico pode ser vivido e sentido por todos”, destaca Agatha Caroline Freitas Wicks, assessora de marketing do Veleiro Marujo’s.
Com o dobro do tamanho em relação ao ano passado, o Salvador Boat Show transforma a Bahia Marina em uma vitrine sobre as águas. Serão mais de 40 embarcações e 30 marcas em um circuito 360° que integra áreas em terra e no mar. O público poderá conhecer as principais novidades do lazer, turismo e negócios náuticos, além de agendar test drives diretamente na Baía de Todos-os-Santos.
Estrutura gastronômica de alto padrão e vistas panorâmicas são mais atrativos do evento
A Bahia Marina, sede do evento, completa as experiências de lazer e náuticas oferecidas no Salvador Boat Show com cinco restaurantes de destaque: Lafayette, de cozinha mediterrânea com toque baiano; Lôro, ícone dos frutos do mar; Lotti Cucina Italiana, de inspiração italiana; Macelleria Quitéria, especializada em cortes premium; e Soho, referência em gastronomia japonesa contemporânea.
SERVIÇO
O que: Salvador Boat Show 2025
Quando: De 30 de outubro a 2 de novembro
Onde: Bahia Marina – Av. Lafayete Coutinho 1010, Salvador, BA, 40015-160
Quanto: R$ 40 inteira e R$ 20 meia-entrada
Ingressos: www.salvadorboatshow.com.br
Organização: Boat Show Eventos
Instagram: @boatshoweventos
Cobertura oficial: www.nautica.com.br | @revistanautica | youtube.com/@canalnautica — com transmissão ao vivo todos os dias
Patrocínio: Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).
Patrocinador do turismo náutico: Ministério do Turismo/ Governo Federal.
Sobre o Boat Show Eventos
É organizador das edições dos “Boat Shows” brasileiros realizados nas cidades de: Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Itajaí/SC, Brasília/DF, Salvador/BA e Foz do Iguaçu/PR. Em 2024, os eventos Boat Show atraíram mais de 110 mil visitantes e resultaram na venda de cerca de 1000 barcos sendo responsáveis por 70% de todas as negociações envolvendo embarcações e seus acessórios concretizados no Brasil.
Mais informações: https://www.boatshow.com.br
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de mercado, o Grupo Náutica traz soluções em inovação, sustentabilidade, infraestrutura, eventos e comunicação na área náutica. É formado pela Revista Náutica (www.nautica.com.br), pioneira e líder no setor; o Boat Show, mais importante salão náutico da América Latina com as edições de São Paulo, Itajaí, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador e Foz do Iguaçu; a Metalu, maior fabricante de píeres e passarelas em alumínio do mundo; a SF Marina, especialista global em docas flutuantes de concreto e quebra-mares para marinas, portos e orlas marítimas; e o JAQ Apoio Marítimo, com projetos inovadores focados em pesquisas e sustentabilidade. O grupo também se preocupa com as questões sociais e é detentora das ações “Só Jogue na Água o que Peixe pode Comer”, assinada pelo cartunista Ziraldo, e “Por Uma Cidade Navegável”, que busca a navegação em lugares inimagináveis, assim como desenvolve os principais Guias de Turismo Náutico do país.




