Por: Secretaria Municipal de Comunicação
Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Envelhecer com dignidade é um direito. Toda pessoa idosa merece viver com segurança, cuidado, autonomia e o respeito da família, da comunidade e de toda a sociedade. No entanto, a violência contra a pessoa idosa ainda é uma realidade silenciosa e pode acontecer de diversas formas: física, psicológica, financeira, por negligência ou abandono.
Durante o Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realiza ações educativas, palestras, atividades de sensibilização e mobilizações em várias zonas da capital.
As mobilizações levam à população uma mensagem importante: proteger, respeitar e valorizar a pessoa idosa é um compromisso que deve ser compartilhado por toda a sociedade.
Toda atitude faz a diferença
O combate à violência contra a pessoa idosa não depende apenas dos órgãos de proteção. Familiares, vizinhos, profissionais de saúde e toda a população podem ajudar observando situações de maus-tratos, acolhendo e denunciando qualquer violação de direitos.
Alguns sinais merecem atenção: mudanças repentinas de comportamento, medo excessivo de familiares ou cuidadores, falta de higiene ou cuidados básicos, isolamento social, tristeza constante, machucados sem explicação e desaparecimento de pertences ou dinheiro.
O cuidado começa com o respeito
A prevenção da violência começa com atitudes simples do dia a dia: tratar a pessoa idosa com respeito, ouvir suas necessidades, incentivar sua autonomia, fortalecer os vínculos familiares e garantir o acesso à saúde, ao lazer e à convivência social.
Esses cuidados são direitos garantidos pelo Estatuto da Pessoa Idosa, que assegura a proteção da dignidade, da liberdade, do bem-estar e da participação social da pessoa idosa.




