A Samsung informou nesta quarta-feira (18) à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) que irá antecipar férias coletivas de fim de ano na fábrica de Manaus por conta da seca histórica no Amazonas, que tem dificultado a chegada de insumos para produção.
A antecipação das férias coletivas vai ocorrer entre os dias 30 de outubro e 14 de novembro. Pelo menos 1.500 trabalhadores da empresa serão atingidos.
Nesta quarta-feira (18), o Rio Negro está em 13,38 metros e representa o nível mais baixo desde que os registros começaram a ser feitos em 1902, superando o menor nível de todos os tempos anterior, registrado em 2010.
“Espera-se que no final do ano, quando o nível do rio estiver mais elevado, essas linhas já estejam novamente abastecidas com os insumos, e os funcionários possam retomar às atividades de produção”, disse o vice-presidente da fábrica da Samsung em Manaus, Woo Yong Lee, à Suframa.
Em nota, a fábrica disse que vai operar o programa de produção de maneira flexível para responder a qualquer necessidade e minimizar o impacto.
A fábrica da Samsung em Manaus produz eletrônicos que vão desde tablets e smartphones a televisores e aparelhos de ar-condicionado. A empresa disse não ter ainda perspectiva de que a fábrica do grupo em Campinas (SP) possa vir a assumir a produção de Manaus.