O secretário de Saúde do Amazonas – SES/AM, Dr. Anoar Samad reuniu, na manhã desta quarta-feira, 23, junto ao Comitê Intersetorial de Enfrentamento da Covid-19 do Governo do Amazonas, para informar a não obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços fechados no Estado.
O secretário de Saúde Dr. Anoar Samad também recomenda que alguns grupos continuem a usar máscaras como fator de prevenção. “Mesmo com a desobrigação do uso de máscara, a FVS e SES-AM publicaram uma nota técnica onde sugerimos que alguns grupos continuem a usar máscaras, nós vencemos mais uma fase da pandemia, mas vamos continuar vigilantes, vamos em frente!”, disse o Secretário Dr. Anoar Samad.
A recomendação entra em vigor hoje e complementa decisão anterior que já havia desobrigado o uso em ambientes abertos. O colegiado também decidiu encerrar as atividades do comitê, que poderá ser reativado a qualquer momento pelo governador Wilson Lima.
Mesmo com as mudanças o secretário Dr. Anoar Samad disse que continuará com os monitoramentos. “Vamos continuar monitorando, a pandemia ainda não acabou. Essa é uma nova fase”, disse o secretário da SES-AM, Anoar Samad.
Quanto às internações por Covid-19, a SES-AM aponta que a ocupação de leitos clínicos está em 12% e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em 22%. Hoje, 58 municípios do Amazonas não têm registro de internações por Covid-19.
A Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), informou que o Amazonas apresenta 81% de cobertura vacinal com a segunda dose e 35,6% com a primeira dose de reforço.