Equipes de sensibilização atuaram no trabalho de informar previamente a comunidade sobre o exercício simulado
A Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) realizará na quarta-feira (12/11), a partir das 9h, o 11º Simulado de Emergência de Gás Natural, no Complexo Viário Lydia da Eira Corrêa (próximo ao Terminal 7), zona norte de Manaus. A iniciativa, realizada anualmente, tem o objetivo de aperfeiçoar os procedimentos de segurança operacional e fortalecer a integração entre as equipes da Cigás e os órgãos públicos envolvidos, a fim de garantir respostas ágeis e eficientes em situações de emergência.
De acordo com a gerente de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (GQSMS) da Companhia, Niaracir Campos, o simulado representa uma importante ação de preparo técnico e prevenção. E explica que o treinamento possibilita avaliar a eficácia das ações diante de uma ocorrência simulada, considerando aspectos como o tempo de resposta, o controle de riscos, a preservação do meio ambiente e a comunicação entre as equipes.
Uma das etapas importantes no processo de preparação para o exercício é a informação prévia à comunidade da área adjacente ao local onde ocorrerá o simulado. Com isso, a Companhia busca manter o relacionamento estreito e transparente com a comunidade.
Esse trabalho foi desenvolvido durante dois dias. Na ocasião, a equipe orientou a população sobre o objetivo do simulado, destacando que se trata de um treinamento preventivo, sem qualquer risco à comunidade, e que tem como finalidade aperfeiçoar os procedimentos de segurança operacional adotados pela Cigás. Além disso, foram repassadas informações sobre o funcionamento do sistema de gás natural.
O vidraceiro Eugênio Oliveira, que recebeu a equipe em seu ambiente de trabalho, ressaltou a importância de informar a população com antecedência sobre o simulado, explicando que isso permite que as pessoas saibam da realização da atividade e fiquem mais atentas.
O comerciante Ranulfo Pereira ressaltou a transparência com que a Cigás atua na organização do evento, assim como, a importância da comunicação prévia com os moradores. Segundo ele, o aviso antecipado ajuda na compreensão da informação. “É bom a Cigás avisar antecipadamente para não ter nenhum atrito, nenhuma restrição da população do bairro, para as pessoas não se preocuparem”, afirmou o comerciante.
Sistema seguro e monitorado
A Cigás ressalta que nunca houve, no Amazonas, nenhum sinistro na rede de distribuição de gás natural, o que demonstra a segurança e a confiabilidade do sistema. O gás natural distribuído pela Companhia, que conta com monitoramento 24 horas por dia, sete dias por semana, realizado pelo seu Centro de Controle Operacional (CCO), e manutenção contínua da rede, assegurando a qualidade e a segurança no fornecimento.
Atualmente, a rede de distribuição da Cigás ultrapassa 350 quilômetros de extensão, atendendo unidades consumidoras dos segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e de autogeração/liquefação.
Cenário do Simulado de Emergência de Gás Natural
O cenário do simulado, deste ano, será baseado em uma ocorrência fictícia de escavação mecanizada realizada sobre a rede de gasoduto instalada no local por terceiros. Durante a atividade, o procedimento indevido resultará em dano à infraestrutura do gasoduto, gerando o acionamento imediato dos órgãos competentes para o atendimento à ocorrência.
No decorrer da simulação, enquanto as equipes executam o isolamento da área afetada, um condutor de motocicleta fictício desrespeitará a sinalização de interdição e acabará colidindo com um dos agentes, adicionando complexidade ao exercício e testando a capacidade de resposta integrada dos órgãos envolvidos.




