A CGAB (Coordenadoria Geral de Atenção Básica), da Sesau (Secretaria de Saúde) iniciou nesta quinta-feira, 27, a 2ª Mostra de Boas Práticas da Planificação da Atenção à Saúde de Roraima.
O evento foi realizado no Auditório da Setrabes (Secretaria Trabalho e Bem-Estar Social) e reuniu gestores, profissionais da saúde e equipes municipais para apresentação de boas práticas na reorganização dos processos de cuidado.
A iniciativa é uma continuidade ao trabalho desenvolvido pelo PlanificaSUS, programa que visa qualificar as redes de Atenção Primária e Especializada através da organização dos processos de trabalho e da integração entre serviços.
“O Planificações é uma metodologia relacionada à educação permanente dos profissionais que trabalham nas unidades de saúde que atendem inicialmente essa população, especialmente a atenção primária à saúde, que se materializa por meio das unidades básicas de saúde”, afirmou a gerente de Saúde da Mulher, Lílian Regina Vieira.
A consultora em gestão pelo PlanificaSUS/Proadi-SUS do Hospital Israelita Albert Einstein, Diana Martins Barbosa, explica que o evento marca o encerramento de um ciclo anual de trabalho.
“Fazemos essa etapa de avaliação onde cada município vai apresentar alguma experiência, alguma boa prática que ele conseguiu implantar na sua realidade. Junto com esse processo vamos olhar o alcance dos objetivos do projeto”, explicou a consultora.
Para Rafael Rodrigues da Silva, assessor da Superintendência de Atenção Primária em Saúde de Boa Vista, o encontro traz a evolução das equipes e a consolidação da metodologia no município.
“Hoje o município de Boa Vista vai apresentar dois trabalhos que foram muito importantes para a organização do processo de trabalho. Nas UBS tivemos um aumento grande de equipes de estratégia de saúde da família, o que exigiu uma grande organização”, ressaltou o assessor.
Na sexta-feira, 28, será realizada uma Oficina de Governança no âmbito do PlanificaSUS, na ETSUS (Escola Técnica do SUS), em Boa Vista. A oficina irá reforçar as etapas de planejamento, monitoramento e avaliação do ciclo de implementação do projeto
SECOM RORAIMA
JORNALISTA: Suyanne Sá
FOTOGRAFIA: Ascom/Sesau




