Durante a semana, os colaboradores puderam realizar exame e passar por consulta na própria unidade
Os profissionais que atuam no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), participaram esta semana de uma ação de prevenção ao câncer de próstata. A mobilização pela campanha Novembro Azul, incluiu a realização de exames e consultas na própria unidade para os colaboradores homens, uma forma de incentivar o rastreio e o diagnóstico precoce da doença.
Durante o mês de novembro, também foram realizadas uma série de palestras voltadas para o público masculino sobre cuidados com a saúde. A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, reforça a importância desse tipo de ação como demonstração de cuidado com aqueles que dedicam seu tempo na assistência da população.
O diretor do HPS Platão Araújo, Juliano Botero, explica que os profissionais realizaram o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), um teste que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, de maneira rápida e simples. “Promover esse tipo de atendimento para os colaboradores é uma maneira de garantir que eles tenham tempo e comodidade para cuidar de si”, disse.
O câncer de próstata é o mais prevalente entre a população masculina do Amazonas. Por ano, são estimados 570 novos casos da doença, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A diretora clínica do Platão Araújo, Michele Oliveira, ressalta que culturalmente os homens têm muita dificuldade de ir ao médico para realizar exames preventivos. “Isso muitas vezes pode gerar o diagnóstico tardio da doença. Por isso, reforçamos com a população masculina a necessidade de ir ao médico regularmente”, frisa.
Foto: Deborah Ferreira/SES-AM




