Foto: Ely Caldeira
Na terça-feira (29/07), o Teatro Amazonas foi palco de uma celebração vibrante e simbólica: o lançamento oficial do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru. Pelo segundo ano consecutivo, o evento marcou o início da temporada de cirandas no estado e reafirmou o compromisso institucional com a valorização da cultura popular amazonense.
Presente na cerimônia, o deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB) celebrou o momento como a concretização de uma articulação construída ao longo dos últimos meses e confirmou o repasse de R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares destinadas às três principais agremiações do município: Flor Matizada, Guerreiros Mura e Ciranda Tradicional.
O lançamento também contou com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, da prefeita de Manacapuru, Valciléia Maciel, e do vice-prefeito Franz Melendez, autoridades e representantes das três agremiações cirandeiras para exaltar o papel da cultura na construção da identidade do povo amazonense.
“O Festival de Cirandas é uma festa enraizada na nossa identidade, especialmente em Manacapuru, que hoje é reconhecida oficialmente como a Capital Estadual da Ciranda. Valorizar essa tradição é respeitar a história do nosso povo”, afirmou o deputado, autor da Lei Ordinária nº 6.452/2023, que concede ao município esse título simbólico.
Durante o lançamento, D’Angelo destacou ainda a importância econômica do evento, que em 2024 atraiu cerca de 30 mil visitantes e gerou emprego e renda em diversos setores, como turismo, comércio, artesanato e hotelaria.
“Cada figurino confeccionado, cada passo ensaiado e cada família que se mobiliza para participar do festival representa a força de se tornar um evento ainda maior”, disse o parlamentar.
Com uma expectativa de público superior a 70 mil pessoas este ano, o 27º Festival de Cirandas de Manacapuru promete ser uma das maiores edições já realizadas. O evento contará com três noites de espetáculo, reunindo apresentações das agremiações em uma competição que acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto, no Parque do Ingá, em Manacapuru (distante a 93 quilômetros de Manaus).
Cristiano D’Angelo reafirmou seu compromisso com a cultura popular do Amazonas e agradeceu o empenho conjunto do Governo do Estado, da Prefeitura de Manacapuru e das diretorias das cirandas.
“A arte cirandeira merece nosso respeito, nosso apoio e nossa presença. Que esse seja mais um ano de festa, valorização e fortalecimento da nossa identidade”, concluiu.