O projeto/marca MI Moda Indígena participará pelo terceiro ano consecutivo da London Fashion Week e terá Desfile de Moda na Áustria e na Itália, terminando o tour com um estande em Paris.
O projeto/marca MI Moda Indígena “Mostra Intercultural de Moda Indígena”, criado em 2021 pelas indígenas do povo Munduruku Seanne Oliveira e Rebeca Ferreira, apresentarão a nova coleção “Experiência Amazônica: Clãs Indígenas” juntamente com as estilistas Cacique Sandra Cunha do povo Munduruku e Elisângela Oliveira do povo Apurinã nos meses de setembro e outubro em tour pela Europa.
A participação da MI Moda Indígena começará em setembro durante a London Fashion Week, com participação no evento Future of Fashion da London Represents no dia 20 de setembro de 2025, sendo organizado por Samanta Bullock da Bullock Inclusion CIC. A participação do Coletivo da MI Moda Indígena neste evento foi contemplada pelo edital Intercâmbio Cultural MinC do Ministério da Cultura.
A segunda participação do projeto/marca ocorrerá durante o Festival da Cultura Brasileira (Brazil meets Gmünd) em Gmünd na Áustria a convite de Verônica Schell nos dias 27 a 29 de setembro.
E o projeto passará pela Itália, inicialmente na cidade de Veneza a convite do Tucum Itália (organizado por Nair Pires) e do Consulado do Brasil em Veneza no início de outubro. E com um Desfile de Moda exclusivo da marca MI Moda Indígena no FortePark no dia 11 de outubro na cidade de Revislate na Itália, sendo organizado pela Sandra de Jesus e Ivan Schiano da Associazione UBAI Italia.
A turnê será finalizada na cidade de Paris no Museu do Louvre, sendo um estante preparado com obras de múltiplos artistas indígenas e com a participação de outro projeto, o Arte com Toque, com uma exposição de obras de artes que será realizado nos dias 17, 18 e 19 de outubro de 2025 no Art Shopping do Carrousel du Louvre.
O projeto da MI Moda Indígena realiza Cursos de Moda Indígena voltados as comunidades, sendo apoiado pelo edital 008 da Política Nacional Aldir Blanc do Conselho Municipal de Cultura da Prefeitura de Manaus; e conta com o apadrinhamento do presidente da CONCULTURA, o artista Tony Medeiros.
Sobre o Projeto MI Moda Indígena:
A MI MODA INDÍGENA é uma marca/projeto criado em novembro de 2021 por meio da professora e designer de moda Seanne Oliveira, nome artístico Seanny Artes, que criou o projeto “Mostra Intercultural de Moda Indígena”, com o intuito de fomentar a economia criativa dos indígenas manauaras que vivem em contexto urbano na cidade de Manaus.
A MI MODA INDÍGENA começou com um Curso de Formação de Moda Indígena, mais tarde denominado Programa Trainer de Estilistas, em dezembro de 2021 na Comunidade Parque das Tribos, com a participação de 32 alunos indígenas de 15 etnias diferentes. O projeto também alcançou a Aldeia Inhaã-Bé, Comunidade Watyamã e a Comunidade Estrela de Davi Kokama.